Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Pato Branco
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Considere o fragmento de texto a seguir para a questão.

 

A percepção do docente sobre os objetivos de seu trabalho é o que norteia a abordagem de qualquer material didático ou orientação predeterminada, pois é ele, o professor, quem vai guiar as ações em sala de aula e mediar a compreensão e produção de seus alunos. Em se tratando do ensino de Português, não são raros questionamentos como “devo ensinar apenas a norma padrão?” ou “que variedade(s) do Português devo incorporar às minhas aulas?”, haja vista a pluralidade de normas e variedades que envolvem a nossa língua. O Português engloba todas elas, semelhantes ou distantes em relação à linguagem de alunos e professores. Por isso, tão importante é o entendimento sobre esses termos (variedades, normas, norma padrão, norma culta etc.), além de certo acompanhamento sobre as descrições científicas no campo da Linguística, para que possamos evitar um ensino incompatível com os avanços linguísticos e alcancemos um ensino cada vez mais coerente e eficaz, livre de preconceitos ou ideias puramente estereotipadas sobre a língua.

 

Em vista disso, julgamos importante o conhecimento de que ao uso da língua é inerente a ocorrência de formas e expressões que naturalmente variam e se modificam, conforme explica a Sociolinguística Laboviana (WEINREICH, LA BOV & HERZOG, 1968; LABOV, 2008 [1972]). Expressar ou ocultar um sujeito ou um objeto direto em uma oração, retomar um termo já mencionado por meio de um pronome clítico ou por outro sintagma nominal, expressar ou não a marca de concordância verbal, por exemplo, são maneiras distintas de “dizer o mesmo”, formas variantes de nos referirmos a determinado termo, as quais são utilizadas pelos falantes a partir de motivações internas e/ou externas ao sistema da língua. Trata-se de variantes de determinados fenômenos linguísticos (o preenchimento do sujeito; o preenchimento do objeto direto; a aplicação da regra de concordância, entre tantos outros), que se concretizam de maneira natural na língua em uso. O estudo de fenômenos variáveis, portanto, faz parte do processo de ensino-aprendizagem da língua, constituindo um eixo bastante valioso para nossas aulas de Português.

 

Fonte: SANTANA, Juliana M. C. P. Que norma ensinar na escola? O ensino-aprendizagem do preenchimento do objeto direto como fenômeno variável. In: VIEIRA, Silvia R. (org.). Gramática, variação e ensino: diagnose & propostas pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018. p. 23-24.

 

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito do fragmento de texto acima.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.