Enunciados de questões e informações de concursos
Supondo que a prefeitura de um município construiu um aterro sanitário de pequeno porte, com a capacidade de receber 10 toneladas de lixo por dia. A construção do aterro incorreu nos seguintes gastos.
Gastos com estudos de impactos ambientais e projeto |
R$ 400.000 |
Gastos com licenças para instalação do aterro. |
R$ 600.000 |
Gastos com materiais diretos atrelados à construção do aterro |
R$ 3.000.000 |
Gastos com fretes dos materiais diretos |
R$ 300.000 |
Gastos com material para testes de impermeabilização e drenagem |
R$ 50.000 |
Gastos com mão de obra diretamente atrelada à construção do aterro |
R$ 1.000.000 |
Gastos com treinamento e capacitação de funcionários |
R$ 100.000 |
O aterro tem vida útil estimada de 10 anos e, após tal período, a prefeitura deverá fechá-lo e providenciar medidas que diminuam seus impactos ambientais. A estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção de itens do aterro, bem como o de restauração do local onde o aterro está localizado é de R$ 1.000.000.
Considerando somente essas informações, o valor do ativo imobilizado a ser registrado pela prefeitura para o aterro, com base na NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado é