Enunciados de questões e informações de concursos

Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (SC)
Questão 1 de 1

Texto para o item.

A ideia de que o ser humano é um ser social, de que precisa da vida comunitária, de pertencer a uma coletividade e de conviver em sociedade, até para dar sentido à sua existência, está presente nas obras e no pensamento de Aristóteles (384‑322 a.C.) e de Karl Marx (1818‑1883), filósofos de períodos e contextos profundamente distintos, mas que compartilhavam o mesmo conceito — viver em sociedade é da natureza humana.


Pesquisas mostram que pessoas conectadas socialmente são mais felizes e fisicamente mais saudáveis. De acordo com uma pesquisa longitudinal realizada sistematicamente ao longo dos últimos setenta anos pela Harvard Business School, nos Estados Unidos da América, pessoas que têm boas conexões sociais com a família, com os amigos e com a comunidade vivem mais e melhor.


Em 2015, um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, propôs que pacientes em tratamento para a ansiedade praticassem um ato de gentileza por dia. Após um mês de experimento, os pacientes estavam com os níveis de dopamina e serotonina, conhecidos como “hormônios da felicidade”,mais elevados. Além disso, notou‑se também a redução de isolamento social até mesmo naquelas pessoas que apresentavam um quadro de fobia social. No mesmo sentido, outra pesquisa da Harvard Business School investigou questões relacionadas à felicidade em 136 países e também concluiu que gestos altruístas e gentis liberam dopamina, responsável por promover a euforia positiva.


Psicólogo do Sistema Único de Saúde (SUS) de Belo Horizonte e especialista em saúde mental, Arnor Trindade pondera que posturas como empatia, altruísmo, tolerância e solidariedade são importantes em qualquer relação social: “É algo que está relacionado ao reconhecimento e respeito ao outro.”


Relacionamentos saudáveis são importantes, inclusive, para o enfrentamento de uma rotina desgastante no trabalho e no ambiente familiar, pois ativam no cérebro o chamado “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, neurotransmissores essenciais para a sensação de bem‑estar.


Internet: <www.otempo.com.br> (com adaptações).

 

Com relação ao texto e às suas ideias, julgue o item.

 

Na expressão “gestos altruístas”, a palavra “altruístas” opõe‑se semanticamente a egoístas.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.