Enunciados de questões e informações de concursos

Fundação Universidade de Brasília
Questão 1 de 1

O papel do operador de câmera é essencial na produção de uma narrativa audiovisual na TV, particularmente no telejornalismo. Como a notícia na TV é duplamente codificada, é preciso observar sempre a relação que existe entre dois códigos, o visual e o verbal.


Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).


Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.


O uso do som ambiente de uma filmagem como fundo (background) de uma narrativa verbal em primeiro plano em uma reportagem televisiva é um recurso denominado ancoragem por Roland Barthes. A articulação do som com a narrativa verbal aumenta o senso de realidade da notícia, enquanto o texto sugere uma determinada forma de interpretação da imagem.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.