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Universidade de Brasília
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

 

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Beethoven

 

Meu caro Luís, que vens fazer nesta hora
de antimúsica pelo mundo afora?

 

Patética, heroica, pastoral ou trágica,
tua voz é sempre um grito modulado,
um caminho lunar conduzindo à alegria.
Ao não-rumor tiraste a percepção mais íntima
do coração da Terra, que era o teu
Urso-maior uivando a solidão
aberta em cântico (...)

 

Nós, os surdos, não captamos
o amor doado em sinfonia, a paz
em allegro enérgico sobre o caos,
que nos ofertas do fundo
do teu mundo clausurado.
Nós, computadores, não programamos
a exaltação romântica filtrada
em sonatino adágio murmurante.

 

Nós, guerreiros nucleares, não isolamos
o núcleo de paixão de onde se espraia
pela praia infinita essa abstrata
superação do tempo e do destino
que é razão de viver, razão florente
e grave.

 

Tanto mais liberto quanto mais
em tua concha não acústica cerrado
livre da corte da contingência, do barroco,
erguendo o sentimento à culminância
da divina explosão, que purifica
o resíduo mortal, a angústia mísera,
que vens fazer, do longe de dois séculos,
escuro Luís, Luís luminoso
em nosso tempo de compromisso e omisso?

 

Do fogo em que te queimaste,
Uma faísca resta para incendiar
corações maconhados, sonolentos,
servos da alienação e da aparência?

 

Quem comporá a Apassionata do nosso tempo,
quem removerá as cinzas, despertará a brasa
quem reinventará o amor, as penas de amor,
quem sacudirá os homens do seu torpor?

 

Boto no pickup o teu mar de música,
Nele me afogo acima das estrelas.

 

Carlos Drummond de Andrade. Beethoven. In: Carlos Drummond de Andrade.
Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1983 (com adaptações).

 

Vocabulário:

 

Luís: tradução de Ludwig, primeiro nome de Beethoven, para o português. Patética, heroica, pastoral: referência aos títulos de três composições Beethoven: “Sonata N.º 8” ou “Sonata Patética”, de 1799; “Sinfonia N.º 3” ou “Heroica”, de 1803; “Sinfonia N.º 6” ou “Pastoral”, de 1808.

 

caminho lunar: referência à célebre “Sonata ao Luar” ou “Sonata N.º 14”, composta por Beethoven em 1801.

 

não-rumor: sem ruído; silêncio.

 

Urso-maior: grande e famosa constelação do hemisfério celestial norte.


allegro: significa alegre, em italiano, e dá nome a um andamento musical leve e ligeiro nas composições clássicas.


clausurado: fechado; encerrado; isolado; distante da convivência social.


sonatino: sonata breve e ligeira.


adágio: trecho musical de andamento vagaroso no interior de uma composição clássica com vários movimentos, de caráter e andamento diversos, mas relacionados tonalmente.


espraia: estende-se pelas praias ou margens; derrama-se; espalha-se, irradia-se.


florente: florescente; brilhante; favorável; exitosa.


grave: séria; nobre; solene.


cerrado: fechado.


livre da corte da contingência: livre da sedução das circunstâncias.


Apassionata: em português, “Apaixonada”; título da “Sonata N.º 23”, composição musical de Beethoven para piano, composta em 1806.


pickup: vitrola ou radiola antiga em que se tocavam discos.

 

A partir do poema precedente, escrito por Carlos Drummond de Andrade, em 1973, para o compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827), que, mesmo tendo se tornado surdo em função de uma enfermidade degenerativa aos 26 anos de idade, continuou compondo peças musicais até a sua morte, julgue o item seguinte.

 

Além das frequentes referências à música, o poema em questão associa-se formalmente a esse tipo de arte pela adoção de um encadeamento rítmico entre as palavras, cuja cadência melódica evidencia-se no segundo e no terceiro versos da quarta estrofe.



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