Enunciados de questões e informações de concursos

Caixa Econômica Federal
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte

 

Televisão e formação

 

O aparelho de televisão está na sala, no quarto, na cozinha de pelo menos 92% dos lares brasileiros, segundo dados do Ibope. Se a criança é educada por essa mídia – já que passa diante dela em média três horas e meia diárias --, a melhora na qualidade da programação se impõe como uma obrigação ética de toda a sociedade.

Em estudo feito pela Unesco, o tempo que as crianças gastam assistindo à televisão é, pelo menos, 50% maior que o tempo dedicado a qualquer outra atividade do cotidiano, como ler a lição e casa, ajudar a família, brincar, ficar com os amigos, ler. A programação transmitida pela TV acaba tornando-se um ponto de referência na organização da família, está sempre a disposição, sem exigir nada em troca, alimentando o imaginário infantil com todo tipo de fantasia.

A pesquisa brasileira sobre influência da mídia eletrônica na formação da criança e do adolescente está, no entanto, bastante focada nas áreas de educação e psicologia, e acaba por contribuir muito pouco como elemento de interferência direta na qualidade da produção dos programas voltados para a criança. A orientação para os produtores e programadores de TV vem, em geral, das pesquisas de mercado, que medem a aceitação do público. No exterior, a pesquisa acadêmica esta mais focada na qualidade das produções e se envolve mais diretamente com a produção artística. É um exemplo a ser imitado: não basta criticar a distância as distorções da relação criança/TV; é preciso que os estudiosos aprendam a interferir na criação mesmo dos programas, passando, assim, a ter responsabilidade direta na qualidade dessa mídia onipresente.

 

(Adaptado de Wanda Jorge. Ciência e Cultura. Revista da SBPC. São Paulo: Imprensa Oficial, ano 56, número 1, 2004, pp. 55_56)

 

Está clara, coerente e correta a redação da frase:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.