Que calorão!
O clima na Terra não é sempre igual e a temperatura aumenta e diminui de vez em quando. O grande problema é que nem sempre isso acontece naturalmente. Atualmente os cientistas estão muito preocupados porque acham que a ação do homem está fazendo o planeta ficar mais quente.
A causa disso pode ser o efeito estufa. Para entender esse fenômeno, imagine uma estufa daquelas em que se cultivam plantas. Lá dentro faz bastante calor. Com a Terra é a mesma coisa, mas, em vez de vidros, há gases na atmosfera que conservam o calor. A energia solar passa por eles e aquece a superfície do planeta. Parte dessa energia, que seria refletida para o espaço, acaba ficando na atmosfera, barrada pelos gases.
Isso é normal e, se não existisse o efeito estufa, a temperatura do planeta hoje seria cerca de −76 o Celsius.
Ninguém conseguiria viver em um lugar tão gelado e até os oceanos congelariam. Mas agora a quantidade de gases na atmosfera está aumentando e o calor também.
Bichos em perigo
O gás carbônico, por exemplo, sempre existiu, mas nunca em quantidade tão grande, pois é liberado com a queima de combustíveis como carvão, petróleo e gás natural, muito usados atualmente. Com isso a temperatura na Terra pode subir demais e esse aquecimento vai causar muitas mudanças em todo o planeta. [...]
Alguns efeitos do aquecimento exagerado já foram percebidos. O derretimento acelerado do gelo nas regiões polares, por exemplo, está prejudicando a sobrevivência de vários animais, que não conseguem caçar ou encontrar alimentos.
[...] alguns (cientistas) acreditam que mudanças no clima causaram a extinção de um sapo da Costa Rica. Para diminuir o problema é preciso usar outras fontes de energia, como o sol e o vento, que não emitem gases perigosos.
Revista Recreio. São Paulo: Abril, ano 2, n. 59, 2001.