Enunciados de questões e informações de concursos

Ao procurar um serviço de saúde, um paciente pode estar aflito, inseguro e fragilizado pela suspeita de um problema. Essa situação só é agravada pela confirmação de um diagnóstico. Por isso, um atendimento médico de qualidade pode não ser o suficiente para proporcionar uma boa experiência na instituição.

 

Desde o momento em que se entra na clínica ou no hospital, faz toda a diferença o modo como uma pessoa é recebida, ouvida e orientada. Dessa forma, desde os funcionários da recepção até os médicos, é fundamental que o paciente tenha toda a ajuda possível, dando uma sensação de mais conforto e tranquilidade.

 

Nesse sentido, a medicina humanizada é uma proposta de atendimento médico diferenciada, que coloca as necessidades dos pacientes em primeiro lugar. Assim, não depende apenas dos médicos, mas de toda a equipe que interage com os pacientes.

 

A proposta de humanização da saúde começou a ser implementada no Brasil em 2000 pelo Ministério da Saúde, a partir de experiências bem-sucedidas no exterior. O objetivo era mudar a cultura no sistema de saúde, fazendo com que o paciente fosse o foco do atendimento — e não a doença.

 

A iniciativa da medicina humanizada pode até ter surgido no sistema público, porém, o privado também tem muito a ganhar com o conceito. Basta pensar na própria concorrência para se entenderem os motivos. Afinal, apenas um atendimento eficiente pode não ser o suficiente para que os pacientes recomendem uma clínica ou um profissional para outras pessoas.

 

Isso mesmo: a humanização é o grande diferencial para que o serviço seja lembrado e escolhido pelas pessoas. Elas vão se recordar sempre da atenção que receberam, do quanto suas reclamações foram ouvidas e se foram devidamente orientadas sobre o problema de saúde e a importância do tratamento e da medicação recomendada.

 

O fato é que todo mundo gosta de ser bem tratado. Isso serve para as relações pessoais, um restaurante, uma loja de carros ou uma clínica médica. A diferença é que, na saúde, as pessoas se encontram em um estado de muito mais fragilidade e incertezas. E esse atendimento humanizado pode ser uma forma de elas se sentirem mais acolhidas e confortadas em um momento difícil.

 

Internet: <https://medicina.ucpel.edu.br> (com adaptações).

Estariam mantidos a ortografia oficial, a correção gramatical, a coerência e os sentidos do texto caso se substituísse



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.