Enunciados de questões e informações de concursos

Secretaria da Educação do Tocantins
Questão 1 de 1
Matéria: Artes e Música
 

A principal característica dessa dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música, que é cantada e acompanhada pela batida do atabaque.


No final de cada frase musical, dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois: eles simulam um combate no interior de um círculo, em cuja parte central está o chefe, o qual “ataca” todos os participantes, uma vez que passa por todos e escolhe um “lutador” experiente para travar um “duelo”. Nas apresentações, os dançarinos costumam usar saias feitas de sisal, além de pintura corporal.


A imagem e a descrição se referem a uma dança popular tradicional, presente nas comunidades quilombolas do Tocantins, conhecida como



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.