Enunciados de questões e informações de concursos
Considere o histórico de enfermagem de paciente pediátrico portador de craniofaringeoma: L. M. C. C., 8 anos de idade, sexo masculino, cor parda. Compareceu para consulta de enfermagem no serviço de oncologia pediátrica, acompanhada de seus responsáveis. A mãe relatou que a criança tem episódios de cefaleia desde os quatro anos de idade. Há cinco meses, foi comunicada pela escola que a criança estava com dificuldade para enxergar o que estava escrito no quadro branco durante as aulas. Há dois meses, iniciou quadro de vômitos. Realizou uma tomografia de crânio que diagnosticou volumosa massa isodensa na região supra-selar e se estendendo até o ventrículo lateral. Está com cirurgia agendada para exerese do tumor. Ao exame físico: criança lúcida, respondendo às perguntas, hidratada, pele com turgor e elasticidade preservada, boa perfusão periférica, rede venosa visível, sem linfonodos palpáveis. Com quadro de diminuição de acuidade visual e sensibilidade aumentada para a luminosidade. Abdômen indolor à palpação superficial, com ruídos hidroaéreos presentes, diurese presente. Membros inferiores sem edemas. Mãe informa que a criança refere cefaleia, com grau 4, segundo Escala Visual Analógica (EVA). Sinais vitais: temperatura axilar: 36,5 ºC, frequência cardíaca: 90 bpm, frequência respiratória: 23 irpm, com ausculta cardíaca e pulmonar normais, pressão arterial: 90 x 60 mm/Hg. Peso: 22,7 kg e altura: 1,10 m. Diagnóstico de enfermagem com base na NANDA de percepção sensorial perturbada: visual caracterizada por dificuldade para ler, relacionada à compressão do nervo óptico causada pelo tumor intracraniano. Considerando esse diagnóstico, são intervenções de enfermagem:
I. determinar o impacto da dor sobre o sono, apetite, cognição e atividade de lazer na próxima consulta;
Il. incentivar a visão que a criança ainda possui, oferecendo livros com letras grandes na sua residência;
III. observar o comportamento da criança em relação à visão diminuída (por exemplo: depressão, retraimento e negação) na residência;
IV. controlar a luminosidade excessiva, na sua residência, capaz de influenciar no quadro álgico ocasionando desconforto na criança.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)