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A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana em todas as suas dimensões e em todos os seus ciclos de vida. Abrange os aspectos referentes à linguagem oral, escrita e sinalizada, à fluência, à articulação da fala, à voz, às estruturas e às funções orofaciais (respiração, mastigação e deglutição), às funções auditiva e vestibular (equilíbrio) e aos sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros.


A interface da fonoaudiologia com a educação pode se dar por meio de ações clínicas e de prevenção e de promoção da saúde. A atuação de cunho clínico é realizada em consultórios, clínicas e ambulatórios e envolve, predominantemente, o atendimento individual de demandas relativas aos problemas da comunicação humana e à aprendizagem. Já a atuação fonoaudiológica, que contempla atividades de promoção da saúde, pressupõe a intervenção coletiva e(ou) individual em diversos contextos institucionais, como, por exemplo, as unidades escolares e sua comunidade. Além disso, está fundamentada em diretrizes que buscam enfrentar os problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida da população.


Nessa direção, a atuação fonoaudiológica, que é pautada na promoção da saúde, compreende desde a contribuição na definição das políticas de saúde e de educação e a participação nas instâncias de representação social até as ações específicas no ambiente escolar.


Em parceria com a educação, a fonoaudiologia agrega conhecimentos de sua competência, contribui para o aprimoramento dos processos educativos de ensino‑aprendizagem e colabora com a definição de estratégias educacionais.


Sob a perspectiva da inclusão, deve‑se integrar a esses propósitos a alfabetização, a educação de jovens e adultos (EJA) e o ensino superior, de modo a proporcionar a todos o enfrentamento das desigualdades educacionais, a oportunidade e a garantia ao direito universal de acesso à escolarização.


Internet: <www.fonosp.org.br> (com adaptações).

 

Acerca da estrutura linguística e do vocabulário empregados no texto, julgue o item.

 

A substituição da expressão “de modo a” por para manteria a coerência do texto.



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