Enunciados de questões e informações de concursos
O câncer do esôfago constitui a sexta maior causa de morte por câncer no mundo, os subtipos histológicos mais frequentes são o carcinoma espinocelular e o adenocarcinoma. Sobre os tumores de esôfago, analise as afirmativas abaixo.
I. Nos países ocidentais, especialmente os desenvolvidos, há um aumento expressivo do adenocarcinoma ao mesmo tempo em que houve uma redução do carcinoma epidermoide.
II. O aumento de incidência do adenocarcinoma do esôfago não está correlacionado a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico.
III. A disfagia é o sintoma mais frequente, surgindo geralmente quando já há comprometimento de mais de 50% da luz esofágica.
IV. A melhor modalidade de tratamento com intenção curativa no câncer epidermoide do esôfago e no adenocarcinoma da junção esofagogástrica é a ressecção cirúrgica sem doença residual.
V. Estudos recentes indicam uma melhora significante na sobrevida dos pacientes que recebem terapia de ressecção, independentemente do tipo histológico, seguido de quimioterapia e radioterapia.
Estão corretas as afirmativas: