Produto turístico complementar pode ser definido como:
conjunto de recursos e/ou atrativos turísticos, distribuído em um espaço geográfico determinado e com antecedentes históricos (normalmente, com formato continuado e retilíneo), que dê identidade peculiar e diferenciada ao território da rota.
conjunto de recursos turísticos determina a identidade e a vocação turística da localidade, indicando possibilidades de constituição de negócios e das tipologias de turismo que podem ser implementadas e consolidadas.
locais de visitação turística com relevância cultural e/ou natural, mas que não apresentam condições para se constituírem em negócios, oferecendo somente possibilidade de contemplação. Exemplos: estátuas, praças, fachadas de casarões, monumentos, marcos históricos, obeliscos, mirantes, paisagens etc.
produtos desenvolvidos para compor a oferta turística de um determinado local, objetivando facilitar a estadia dos turistas, oferecendo serviços e conforto. Estes produtos são característicos dos setores de hospedagem, alimentação, comércio, transporte, recepção e eventos.