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Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia
Questão 1 de 1
Matéria: Ciências Sociais

Depois da hegemonia das correntes pós-modernas nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90, que viam como impossível a comparação etnográfica, a acumulação de materiais de campo, a maior comunicação entre os investigadores e a discussão dos princípios relativistas no interior das próprias sociedades tradicionais, levaram ao ressurgimento de projetos comparativos orientados para a identificação de tendências na evolução social. Descola e Palsson, por exemplo, afirmam: “paradoxalmente, uma fé renovada no projeto comparativo pode ter emergida da riqueza mesmo da própria experiência etnográfica, isto é, do reconhecimento partilhado de que certos padrões, estilos de prática e conjuntos de valores, descritos por colegas antropólogos em diferentes partes do mundo, são compatíveis com o conhecimento que cada um tem de uma sociedade particular. Em outras palavras, a etnografia promove o foco no particular, e a multiplicação de particulares etnográficos reaviva o interesse pela comparação.

 

(Descola e Palsson 1996:17-18. A antropologia hoje. Disponível em: bvs.br.)

 

A presente crise ecológica conduziu a uma revisão de paradigmas em antropologia e ao questionamento da contribuição da disciplina para a elaboração das políticas ambientais e para a luta dos movimentos ambientalistas. Dessa forma:


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