Enunciados de questões e informações de concursos

Porto e Aeroporto serão requalificados


A requalificação do terminal de passageiros do Porto de Salvador, localizado na Avenida da França, no Comércio, é a mudança que todo passageiro de navio espera ver ao chegar à capital baiana.


Atualmente, quem desembarca no local encontra apenas uma base de apoio para o acesso à cidade, e a expectativa é criar um espaço amplo, confortável e com opções de compras para os turistas. De acordo com o pré-projeto elaborado pela Companhia Docas da Bahia, o galpão 2, com 5 mil m², será completamente reformado e adequado à recepção de passageiros.


A parte externa do galpão 1 também será contemplada na obra e servirá para a alocação de lojas, bares e restaurantes. Bem diferente do espaço de 250 m² que abriga os visitantes atualmente.


Além de uma melhor infraestrutura para o turista, a reforma garante também mais leitos durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. No Mundial, os navios atracados no Porto de Salvador poderão servir como apoio à rede hoteleira, sendo estimada a possibilidade de hospedar mais de 15 mil visitantes. Segundo a Codeba, o turismo náutico é o que mais cresce no Brasil, e Salvador é a terceira cidade do País em número de escalas de navios.


À Prefeitura do Salvador caberá desenvolver projetos de acessibilidade, mobilidade urbana e estacionamento no entorno do Porto. É função do município, ainda, vislumbrar possibilidades de uso e parcerias (PPPs ou arrendamentos) para reforma interna do terminal 1, onde também devem ser instalados estabelecimentos comerciais. O governo federal garantiu R$ 36 milhões para a obra do novo terminal.


Técnicos da Codeba e da Prefeitura já se reúnem para, em conjunto, decidir o melhor projeto para o local. Outra obra importante para melhorar a infraestrutura da capital baiana até a Copa do Mundo Fifa 2014 é a ampliação do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. Para esta, estão garantidos R$ 45 milhões, provenientes da União, que serão repassados pela Infraero à Prefeitura de Salvador.


(Tribuna da Bahia, 21-10-2010)

 

Atualmente, quem desembarca no local encontra apenas uma base de apoio para o acesso à cidade, e a expectativa é criar um espaço amplo, confortável e com opções de compras para os turistas.


No período acima, há



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.