Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Viamão
Questão 1 de 1
Assunto: Numeral

A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

 

Precisamos falar sobre a dengue: causa, sintomas e prevenção

 

Você sabia que, nos últimos 50 anos, o número de casos de dengue segue aumentando por todo o mundo? No Brasil, o maior surto da doença aconteceu em 2013. Foram, aproximadamente, dois milhões de quadros notificados. Em 2019, o número voltou a crescer: o registro foi de 1.439.471 pessoas infectadas, 600% a mais do que no ano anterior. Para evitar que a crescente se repita, precisamos falar sobre a dengue!

 

A dengue é causada por um vírus que se apresenta em quatro tipos: DEN-1, DEN-2, DEN- 3 e DEN-4. Todos eles circulam pelo nosso país e apresentam os mesmos sintomas, além de serem transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. O inseto também é responsável pela transmissão de chikungunya, febre amarela e zika.

 

É importante saber que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, ou seja, não é uma doença contagiosa. O contágio acontece apenas pela picada do mosquito, que procria em ampla velocidade na água parada: a fêmea coloca os ovos em condições adequadas, com preferência por lugares quentes e úmidos e, depois de apenas 48 horas, o embrião se desenvolve.

 

Quando uma pessoa é picada, há um período de três a 15 dias para a doença se manifestar e, durante a evolução do vírus no organismo, os especialistas destacam três fases: a febril, a crítica e o período de recuperação. O início da doença é súbito e pode ser confundido com uma gripe, apresentando os seguintes sintomas, principalmente: febre alta, entre 39 e 40 graus; dores de cabeça e atrás dos olhos; cansaço e indisposição; dores musculares e nas articulações; enjoos e vômitos e perda de apetite e paladar.

 

O caso mais grave da doença, a dengue hemorrágica, acontece quando a infecção chega ao sangue e causa alterações na coagulação. Nesse quadro, é preciso agilidade no tratamento, pois o avanço do vírus pode levar à morte. De forma geral, esse estágio é mais comum quando há reincidência do contágio, isto é, se a pessoa está sendo infectada pela segunda ou pela terceira vez.

 

Já que o vetor da doença é o inseto, a principal maneira de prevenir o avanço da dengue é combatendo os mosquitos. Por isso, é fundamental trabalhar de forma coletiva para eliminar locais em que a água possa ficar acumulada, facilitando a procriação. O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. É importante, assim, jogar pneus velhos fora, não deixar garrafas destampadas em locais abertos e ficar de olho nos vasos de planta. Além disso, lave a vasilha do seu bichinho de estimação de maneira regular e garanta que as caixas d’água e as cisternas permaneçam sempre bem fechadas. Se você tem um terreno que forma muitas poças, opte pela drenagem do local. Todos temos um papel nessa luta e, juntos, podemos fazer a diferença contra a doença.

 

Disponível em: https://www.laboratoriocarloschagas.com.br/precisamos-falar-sobre-a-dengue-causa-sintomase- prevencao/ – texto adaptado especialmente para esta prova.

 

No trecho “se a pessoa está sendo infectada pela segunda ou pela terceira vez”, as palavras em destaque devem ser classificadas como:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.