Enunciados de questões e informações de concursos
A Resolução n.º 273-CFESS, de 13 de março de 1993, a qual institui o Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993, na Introdução, apresenta que a dinâmica do processo de renovação do Serviço Social com o Movimento de Reconceituação conduziu à consolidação profissional do Serviço Social e materializou-se em conquistas teóricas e ganhos práticos que se revelaram no universo profissional. Fundamentando que, no plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão das conquistas e ganhos, a partir de dois procedimentos:
I - negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”.
II - preservação dos direitos e deveres profissionais, a qualidade dos serviços e a responsabilidade diante do(a) usuário(a).
III - afirmação de um novo perfil do(a) técnico(a), não mais um(a) agente subalterno(a) e apenas executivo(a), mas um(a) profissional competente teórica, técnica e politicamente.
IV - uma projeção de sociedade em que se propicie aos(às) trabalhadores(as) um pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA: