Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade do Estado de Minas Gerais
Questão 1 de 1
Matéria: História
Assunto: Povos Africanos

Observe as imagens abaixo e o texto a seguir

“Do mesmo modo, costumamos, sem mais reflexão, maldizer da escravidão, não advertindo o maravilhoso progresso que representou quando foi inventada. Porque antes o que se fazia era matar os vencidos. Foi um gênio benfeitor da humanidade o primeiro que ideou, em vez de matar os prisioneiros, conservar-lhes a vida e aproveitar seu labor.”


Ortega y Gasset, A Rebelião das Massas: Tradutor: Herrera Filho. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org)


Tanto na figura, quanto no texto, acima apresentados, os autores procuram fazer uma leitura irônica da escravidão moderna. Do mesmo modo, tal procedimento procura diferenciar a escravidão dos tempos antigos e a escravidão ocorrida durante os tempos modernos.

 

Sobre essa diferenciação, vista pelos autores, assinale a alternativa em que se fez a afirmação CORRETA:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.