Enunciados de questões e informações de concursos
Há muito tempo, as pessoas utilizam saberes populares ou artefatos tradicionais para preverem algo com base em observações que permitam inferências sobre a natureza. Como exemplo, menciona-se o galo do tempo, em destaque na imagem a seguir.
Disponível em: www.amazon.com.br. Acesso em 10 de fev. de 2022.
Esse artefato é utilizado ainda hoje para inferir sobre as possíveis condições do tempo, com indicativo de chuva ou não. Isso ocorre em razão de o galo do tempo possuir em sua composição o cloreto de cobalto II. Quando esse composto se hidrata, a superfície do galo que o contém altera sua cor, passando de azul a rosa. Buscando contextualizar uma aula de Química e comprovar o fenômeno observado no galo do tempo, propôs-se uma prática na qual se preparou uma solução obtida pela dissolução de cloreto de cobalto II em ácido clorídrico, processo este que pode ser representado pela seguinte reação em equilíbrio:
[Co(H2O)6]2- (aq) + 4 Cl-(aq) ⇌ CoCl42-(aq) + 6 H2O(l)
(cor rosa) (cor azul)
Essa solução foi divida em duas partes, sendo cada uma delas colocada em tubos de ensaio identificados como A e B. Em seguida, o tubo A foi imerso em um béquer contendo gelo e o tubo B, em outro béquer com água em ebulição. Após certo tempo, observou-se que a solução presente no tubo A ficou rosa e que a solução do tubo B ficou azul. Considerando o exposto, é INCORRETO afirmar que: