Enunciados de questões e informações de concursos
Chamemos esse efeito perverso pelo qual a precipitação das transformações tecnológicas tende a nos submeter a uma anuência passiva, cega e irrefletida, de síndrome do loop. (...)
O surto vertiginoso das transformações tecnológicas não apenas abole a percepção do tempo: ele também obscurece as referências do espaço. Foi esse o efeito que levou os técnicos a formular o conceito de globalização, implicando que, pela densa conectividade de toda a rede de comunicações e informações envolvendo o conjunto do planeta, tudo se tornou uma coisa só. Algo assim como um único e gigantesco palco onde os mesmos atores desempenham os mesmos papéis na única peça em que se resume todo o show. Assistindo a esse espetáculo a partir de nossa perspectiva brasileira, (...) podemos concluir que ou a peça é uma comédia tão maluca que não dá para rir, ou é um drama em que nos deram o papel mais ingrato. Porque o fato é que as mudanças tecnológicas, embora causem vários desequilíbrios nas sociedades mais desenvolvidas que as encabeçam, também canalizam para elas os maiores benefícios. As demais são arrastadas de roldão nessa torrente, ao custo da desestabilização de suas estruturas e instituições, da exploração predatória de seus recursos naturais e do aprofundamento drástico de suas já graves desigualdades e injustiças.
O lado mais perverso da história, portanto, é que, para um grande número de pessoas naquelas sociedades e para uma porção significativa de seus sócios e aliados nestas, a síndrome do loop cai como uma bênção divina, pois lhes garante toda a excitação da correria, livrando-os, ao mesmo tempo, da responsabilidade de conjeturar sobre as consequências atuais e futuras desencadeadas por esse paradoxal trem da alegria.
(Sevcenko, Nicolau).
Analise o tipo de texto de Nicolau Sevcenko, sua ordenação e coesão, e assinale a alternativa correta.