Enunciados de questões e informações de concursos

O Texto 1 trata-se de uma sátira a uma discussão ocorrida na última edição do Big Brother Brasil 2021. O Texto 2, por sua vez, traz a definição de Sérgio Roberto Costa para um determinado gênero textual. Sua leitura é necessária para responder a questão.

 

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.facebook.com/petitabell/. Acesso em: 20 out 2021.

 

TEXTO 2:

 

“[...] palavra de origem francesa que significa carga, ou seja, algo que exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco ou ridículo. Por extensão, trata-se de uma ilustração ou desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, veiculado pela imprensa, que tem por finalidade satirizar e criticar algum acontecimento do momento. Focaliza, por meio de caricatura gráfica, com bastante humor, uma ou mais personagens envolvidas no fato político-social que lhe serve de tema [...].”

 

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

 

Com base na leitura do texto acima, podemos afirmar que:

 

I- fica claro, no contexto em que foi utilizado, que o termo “basculho” tem significado equivalente ao sentido literal da palavra “lixo”.

 

II- as variações linguísticas, por apresentarem marcas linguísticas muito distintas, provocam problemas de comunicação, o que caracteriza um grave desvio linguístico. Por isso, a dúvida da personagem ao perguntar “O que é basculho?”.

 

III- a pergunta da personagem pode ter ocorrido pelo termo “basculho” se caracterizar como uma marca linguística regional.

 

IV- as marcas linguísticas utilizadas pelo rapaz e a dúvida apresentada pela moça podem revelar que as personagens são oriundas de diferentes regiões do país.

 

Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(s):



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.