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TEXTO I

 

Os séculos de escravidão são um aspecto triste da história brasileira. Tabu e vergonha, quando se pensa nas dores e humilhações desumanas por que passaram homens e mulheres negros trazidos da África; mas também - por que não? - orgulho, quando se evocam as lutas e estratégias de resistência e sobrevivência dos escravos, ex-escravos e descendentes. Histórias transmitidas de geração em geração, como narrativas que dão sentido e identidade.


Povos remanescentes de quilombolas são grupos unidos por esse passado comum, que têm território como base da reprodução física, social, econômica e cultural de sua coletividade. São reconhecidos na Constituição de 1988 como detentores de direitos territoriais coletivos e fazem parte do conjunto dos povos e comunidades tradicionais.


LOSCH1, M. Território e tradição. Retratos: a revista do 1BGE, n. 2, ago. 2017 (adaptado).

 

TEXTO II

 

exiba ao pai

nossos corações

feridos de angústia
nossas costas chicoteadas

ontem
no pelourinho da escravidão

hoje
no pelourinho da discriminação
sabes que em cada coração de negro

há um quilombo pulsando
em cada barraco

outro palmares crepita
os fogos de Xangô iluminando

nossa luta
atual e passada


NASC1MENTO, A. Axés do sangue e da esperança. Retratos: a revista do 1BGE,
n. 2, ago. 2017.

 

Na comparação entre os textos 1 e 11, percebe-se que ambos apresentam, em relação à história dos africanos escravizados, um(a)



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