Enunciados de questões e informações de concursos

O arranjo físico – ou layout - envolve decisões sobre como organizar espacialmente instalações, onde colocar equipamentos, máquinas, pessoal de produção. Determina a forma ou a aparência da unidade produtiva. Determina ainda como os recursos transformados fluem, o que, por sua vez, pode afetar custos e eficácia geral da produção. Considere as afirmações de I a VII abaixo:


I. De uma forma geral, há quatro tipos básicos de arranjos físicos: por processo ou funcional; celular; por produto e posicional.


II. A mudança de arranjo físico é em geral simples e sem contratempos, apesar das dimensões físicas dos recursos de transformação movidos.


III. No arranjo físico posicional os recursos transformados não se movem entre os transformadores; já no arranjo físico por processo, as necessidades e conveniências dos recursos transformadores dominam as decisões do arranjo físico.


IV. A construção de uma rodovia é um exemplo de um arranjo físico por produto.


V. Um arranjo físico errado pode levar a padrões de fluxo longos e confusos, estoques, filas, altos custos, inconveniências para os clientes – dentre outros problemas.


VI. No arranjo físico celular os recursos transformados, entrando em operação, são pré-selecionados e movimentam-se para uma célula onde os recursos transformadores necessários para atender suas necessidades de processamento se encontram. Após o processamento naquela célula, os recursos transformados se dirigem a outra célula.


VII. O arranjo físico por produto envolve localizar os recursos de transformação (máquinas e pessoas) e projetar as tarefas de modo a permitir um fluxo linear e a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

  • I, III e IV.
  • I, II, III, IV, V, VI e VII.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.