Enunciados de questões e informações de concursos
Fibra têxtil é a unidade de matéria, caracterizada por sua flexibilidade, finura e elevada proporção entre comprimento e finura, cujas propriedades a tornam capaz de se transformar em fio. Sobre as fibras têxteis, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O algodão é uma fibra de semente vegetal. Quando seca, a fibra de algodão é quase inteiramente composta por celulose (de 88% a 96%). Além de celulose, ela contém pequenas porções de proteína, pectina, cera, cinzas, ácidos orgânicos e pigmentos.
( ) A juta é uma fibra de caule. Planta de clima úmido e quente, a juta é cultivada em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil seu cultivo está localizado na Região Norte (Amazônia), pois no seu cultivo deve ser com umidade constante.
( ) O cânhamo é uma planta têxtil conhecida desde a mais remota antiguidade. Seu centro de origem foi a Ásia, onde era cultivado muitos anos antes da Era Cristã.
( ) As fibras de poliamida são obtidas a partir de um composto químico denominado acrilonitrila. Este composto é feito de produtos químicos oriundos de elementos encontrados no carvão, na água, no petróleo e na pedra calcárea.
( ) A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína. A fibra de seda natural é composta de duas partes — a fibroína e a sericina. A fibroína representa de 75 a 90% da fibra e a sericina de 10 a 25%.
( ) O amianto é uma fibra-têxtil química, obtida a partir de um composto químico de celulose.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo: