Enunciados de questões e informações de concursos

Os atuais sistemas de distribuição de energia elétrica para uso externo em expansão são caracterizados por maiores densidades de demanda que resultam em mais carga por km de rede, mais interconexões e mais redes laterais e ramificações. Simultaneamente, há uma crescente demanda por um grau ainda mais elevado de confiabilidade do sistema. Entre os equipamentos de proteção e manobra, três são descritos a seguir:

 

I. Tem como objetivo bloquear a entrada de carga elétrica acima do limite suportado pelo equipamento. Ele sempre desliga quando houver sobrecorrente. Com sua utilização, é bem simples restabelecer o circuito: após regularizado o problema, basta ligar novamente a chave.

 

II. É um equipamento utilizado para proteção de sistemas elétricos de potência, associado a um religador. Ao ser sensibilizado, normalmente por uma sobrecorrente, é um dispositivo que se prepara para contar a quantidade de desligamentos do circuito elétrico. Quando essa contagem atinge o valor pré-programado, o equipamento abre, interrompendo o circuito. É um dispositivo que atua com a mesma função quando ocorre um fio partido, curto-circuito na rede ou galho de árvore caído sobre a rede elétrica.

 

III. É um dispositivo de proteção e manobra de circuitos elétricos. Utilizado para proteção de transformadores de potência em entradas primárias até 100A, banco de capacitores e ramais de redes elétricas.

 

Os dispositivos descritos em I, em II e em III são conhecidos, respectivamente, por



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.