Enunciados de questões e informações de concursos
Texto para a questão.
Heróis de bronze e heróis de carne e osso
Houve época em queA) nos bancos escolares se aprendia a cultuar os chamados heróis da pátria. Figuras como Tiradentes, dom Pedro I, Duque de Caxias e a princesa Isabel, entre outros, eram pintados como patriotas exemplaresB) e seres imaculados. Visões hegemônicas forjam mitos históricos.
Se a Holanda tivesse vencido os portuguesesC) no Nordeste no século XVII, nosso herói não seria Matias de Albuquerque, mas Domingos Fernandes Calabar, senhor de terras e contrabandista que traiu os portugueses e se passou para o lado dos batavosD).
Tiradentes, contudo, é o mais poderoso e universal dos nossos mitos. Pesquisas recentes revelaram um personagem contraditório, imperfeito, ao contrário do que pretende a história oficial. Demasiado humano, demasiado brasileiro. Felizmente um herói em carne e osso, não o modelo de virtude perpetuado em sombrias estátuas de bronze.
Cláudio Camargo. Istoé. “Opinião e idéias”, 18/4/2007, p. 50 (com adaptações).
Segundo as gramáticas, o emprego da voz passiva verbal faz que os efeitos da ação sejam mais destacados do que o agente que a causou. Assinale a opção em que, na estrutura apresentada, aparece esse emprego gramatical.