O padrão Template Method permite que seja criado um método que serve de base para a criação de outros métodos.As classes que quiseremusar talmétodo devemse relacionar coma classe dométodo template através de composição, sobrescrevendo-o para torná-lo concreto através de sobrecarga ou de sobrescrita.
O padrão State permite que o estado de um objeto seja definido através da implementação de um grafo de estados e de ummétodo abstrato de gerência, chamado de stateChange na estrutura do padrão.
O padrão Command evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu destinatário, dando a mais de um objeto a chance de tratar a solicitação. Ele encadeia os objetos receptores e passa a solicitação ao longo da cadeia até queumobjeto trate essa solicitação.
O padrão Visitor permite percorrer uma estrutura de objetos de forma a realizar operações sem que tal estrutura precise ser modificada a cada vez que for necessária a inclusão de uma nova operação. De acordo com o padrão, a estrutura de objetos pode aceitar diferentes visitantes que, potencialmente, podem executar diferentes operações.