Enunciados de questões e informações de concursos
No Brasil, a administração de medicamentos é função cotidiana e de responsabilidade legal da equipe de enfermagem, em todas as instituições de saúde e, portanto, reveste-se de grande importância tanto para esta categoria profissional quanto para os pacientes (SILVA et al.). Sobre a administração de medicamentos por via endovenosa, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) A agulha de aço só deve ser utilizada para coleta de amostra sanguínea e administração de medicamento em dose única, sem manter o dispositivo no sítio.
( ) O sítio de inserção do cateter intravascular deverá ser tocado apenas uma vez após a aplicação do antisséptico (técnica do touch time).
( ) Não realizar abanos ou assopros para secar o antisséptico antes da punção. Proceder à secagem com flanelas de microfibra.
( ) Fitas adesivas não estéreis (esparadrapo comum e fitas do tipo microporosa não estéreis, como micropore) não devem ser utilizadas para estabilização ou coberturas de cateteres.
( ) O cateter periférico deve ser removido tão logo não haja medicamentos endovenosos prescritos e caso não tenha sido utilizado nas últimas 24 horas.
Assinale a alternativa correta: