Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade Estadual Paulista
Questão 1 de 1
Matéria: Geografia

No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias.

 

Analise os gráficos e as afirmações de I a IV.

 

 

(Época. Um continente à espera da liberdade, n.° 683,

junho de 2011. Adaptado.)

 

I. Zimbábue, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, Sudão, República Democrática do Congo, Libéria e Nigéria apresentam os dados do PIB per capita abaixo do valor médio no mundo.

 

II. O mapa do autoritarismo restringe-se aos países analisados nos gráficos, pois os demais países do globo são considerados plenas democracias.

 

III. Correlacionando as taxas de desemprego e PIB per capita do Zimbábue e da Libéria, é possível afirmar que estão entre as piores dentro do quadro analisado e muito distantes das taxas médias mundiais.

 

IV. A baixa taxa de desemprego e a alta renda per capita da Libéria são consequências de longas e sangrentas guerras civis e a baixa taxa de desemprego do Zimbábue é consequência da política ditatorial e corrupta do país.

 

A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que estão corretas apenas



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.