Lesões de cárie, assim como traumatismos em crianças, ainda são bastante frequentes e, muitas vezes, seu tratamento requer a terapia pulpar. Assinale a alternativa INCORRETA sobre terapia pulpar.
Dentes que apresentarem dor provocada com curta duração ou por escovação, aliviada com a remoção do estímulo e uso de analgésicos, são compatíveis com o diagnóstico de pulpite reversível e candidatos ao tratamento para polpa vital, que vão desde o capeamento pulpar indireto até à pulpotomia.
O tratamento pulpar indireto pode ser realizado por meio de três técnicas de intervenção mínima: escavação gradativa (também conhecida como tratamento expectante), tratamento restaurador atraumático e capeamento indireto.
O capeamento pulpar direto está indicado quando a remoção de tecido cariado resulta em exposição pulpar em um dente decíduo com polpa saudável ou com pulpite reversível.
Atualmente considera-se que não há evidência científica que indique a remoção total de tecido cariado quando isto puder resultar em exposição pulpar, ou seja, em lesões profundas.