Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal do Chuí
Questão 1 de 1

Vida sedentária deve ser combatida desde a infância

 

Por Viviane Tanese

 

Com a evolução da tecnologia, é muito comum crianças e adolescentes substituírem atividades que demandam gasto de energia pelas brincadeiras automatizadas  É frequente vê-las por horas na frente da televisão ou do computador, jogando videogame ou usando o celular.

 

Na maioria das vezes, essas atividades são praticadas enquanto consomem petiscos nada saudáveis, como salgadinhos, que possuem elevado teor de sal, colesterol e calorias; batata frita ou bolachas recheadas.

 

Com o tempo, a prática desses hábitos pode levar a criança à obesidade infantil, uma das doenças mais comuns hoje e causada, em boa parte, pelo sedentarismo. A vida sedentária provoca atrofia nas fibras musculares, perda da flexibilidade das articulações e compromete o funcionamento de vários órgãos. Além disso, o sedentarismo pode levar a doenças como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade e aumento do colesterol.

 

A nutrição balanceada é, sem dúvida, o primeiro passo para se evitar o excesso de peso, pois uma criança alimentada em excesso provavelmente será um adulto obeso. Para evitar essa situação, além de uma reeducação alimentar, a criança deve começar a praticar alguma atividade física no dia a dia, pois é comprovado que uma criança fisicamente ativa tem grandes chances de se tornar um adulto ativo.

 

Incentivar a prática regular de exercícios físicos na infância e na adolescência não significa somente o envolvimento em atividades de caráter competitivo, é necessário conscientizar as crianças e adolescentes que uma simples caminhada já pode trazer benefícios à saúde.

 

Fonte: https://delas.ig.com.br/vida-sedentaria-deve-ser-combatida-

desde-a-infancia/n1237496359621.html - Adaptado

 

Qual alternativa apresenta palavra de sentido antônimo, ou seja, oposto, ao da palavra “comum”?



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.