Enunciados de questões e informações de concursos
"O estudo das artes indígenas - como também o das artes das civilizações não-ocidentais -, em sua contraposição com a teoria artística contemporânea, faz lembrar que a grande questão não é o lugar que a arte e a teoria artística ocupam no 'mundo da arte', mas que lugar elas ocupam no mundo real." NUNES. As Artes Indígenas e a definição de Arte. Anais do VII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: Embap, 2011, p. 152.
Considerando as artes indígenas e não-indígenas e a citação acima, é correto afirmar que:
I - Os produtos indígenas possuem peculiares características estéticas restritas às suas aldeias e por isso não se comunicam com o universo da arte não-indígena.
II - A arte indígena tem a função de diferenciar o mundo dos homens regidos pela conduta cultural que se constrói a si mesma, do mundo dos bichos comandados por impulsos inatos, inevitáveis e incontroláveis.
III- Pela arte indígena é possível diferenciar uma comunidade étnica de todas as outras, pois a produção estética proporciona um espelho em que ela se vê e se contrasta com a imagem que tem de outros povos.
IV - Dar coragem e alegria de viver num mundo cheio de perigos, mas que pode ser melhorado pela ação dos homens, também é uma função da arte indígena.
V - As artes indígenas não fazem parte do mundo não indígena, e suas características estéticas impossibilitam a viabilidade desses trabalhos em galerias e museus de representatividade da arte ocidental.
Dentre as preposições acima, são verdadeiras apenas: