Enunciados de questões e informações de concursos
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Arvirona
Adriana Antunes
Fico sempre impressionada com a capacidade que as crianças têm de inventar palavras. Dias atrás uma me chamou a atenção para uma “arvirona”. Sim, atrás de onde estávamos existia uma “arvirona” e, enquanto o pequeno se impressionava com o tamanho da árvore, eu me impressionava com o fato de como nós, adultos, perdemos a capacidade de inventar e imaginar. Sim, porque “arvirona” é muito mais que uma árvore. É um ser mágico e cheio de vida.
Infelizmente, vivemos num mundo cada vez mais racional, controlador, mecânico e consumista e isso começa desde cedo. crianças entram na escolinha às 7 horas da manhã e saem às 19 horas. É imposta a elas uma rotina de atividades que, além de acelerar o processo de contato com o mundo real e adulto, rouba delas o tempo de infância. Infância é tempo de brincar, de correr, de suar, de ver desenhos nas nuvens, de observar as formigas, comer fruta no pé, riscar paredes, jogar bola, dormir na grama, se sujar, descobrir a natureza. Substituímos isso tudo por aulas de inglês, balé, natação e reforço escolar. A imaginação o faz de conta e o tempo livre, muitas vezes, são substituídos por uma rotina massacrante e que precisa se adequar aos horários dos pais.
Depois, em algum momento, vem a reclamação de que as crianças e adolescentes têm dificuldade de socializar, de se relacionar e conviver com os outros, são agressivos na escola e preferem as tecnologias e mídias sociais aos amigos e familiares. Se queremos um mundo melhor, mais amoroso e menos violento, precisamos fazer a nossa parte como pais e educadores. Precisamos aprender a ver e a ouvir com mais sensibilidade e não dar tanto valor aos padrões que separam o mundo entre o correto e o errado. Precisamos voltar a aprender a linguagem do afeto, da ternura, do respeito ao tempo dos pequenos e a compreender que educar é fazer de nossos filhos sujeitos humanos de verdade. A palavra precisa nascer na criança, ajudá-la a dar sentido ao mundo para que ela possa ser livre para falar de “arvironas” sem que isso seja visto como errado.
(Disponível em: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e
-tendencias/noticia/2019/11/adriana-antunes-uma-arvirona-11889793.html – Texto especialmente adaptado para esta prova.)
Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta sobre o texto.