Enunciados de questões e informações de concursos

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Questão 1 de 1
Matéria: Enfermagem

A Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI Criança) tem por objetivo diminuir a morbidade e a mortalidade de crianças entre 2 meses a 5 anos de idade, por meio da melhoria da qualidade da atenção prestada à criança por profissionais de saúde, em especial na Atenção Básica à Saúde. As condutas preconizadas pela AIDPI incorporam todas as normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, à prevenção e ao tratamento dos problemas infantis mais frequentes, como aqueles relacionados ao aleitamento materno, à promoção de alimentação saudável, ao crescimento e desenvolvimento, à imunização, assim como o controle dos agravos à saúde. Sobre a ADPI, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdaderio (V) ou Falso (F).

 

(   ) Caracteriza-se pela consideração simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância, buscando abordar cada doença isoladamente, independente das demais doenças que atingem a criança e do contexto em que ela está inserida.

 

(   ) Propõe-se a organização dos serviços de saúde, sendo prioridade as ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, além da melhora do acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

 

(   ) Os avanços a ampliação do acesso à Atenção Básica à Saúde; a praticamente extinção de doenças imunopreveníveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI); a melhoria das taxas de aleitamento materno com o amplo leque de ações do Programa Nacional de Aleitamento Materno.

 

(   ) Nossa taxa de mortalidade infantil ainda é bastante alta se comparada com a de países desenvolvidos (como a França, Espanha, Japão, Canadá, etc., que estão no patamar de menos de 5/1.000 NV) e a de outros países em desenvolvimento, da América Latina, como Uruguai, Chile, Costa Rica e Cuba que possuem mortalidade de um digito, mesmo ostentando economias menos ricas que a brasileira.

 

(   ) A prematuridade não é a principal causa dos óbitos infantis ocorridos na primeira semana de vida no Brasil. Mortes que podem ser evitadas com políticas simples de promoção e atenção integral à saúde, com exceção de um pré-natal que já são de qualidade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.