Enunciados de questões e informações de concursos
Nas cirurgias de terceiros molares, avaliação clínica, técnica cirúrgica, terapêutica e acompanhamento pós-operatório são fundamentais para o sucesso do tratamento. Sendo assim, analise assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. As cirurgias de terceiros molares, as vezes, podem ser realizadas na presença de pericoronarite em fase aguda. Por isso, quando necessário, a descontaminação do local e a terapia antimicrobiana sistêmica devem ser instituídas e a intervenção agendada após a remissão dos sintomas, ainda na vigência da terapia antibiótica.
II. Pericoronarite em fase inicial deve ser tratada com amoxicilina 500mg a cada 8 horas.
III. Quando houver contraindicação do uso da dexametasona ou da betametasona (herpes, infecções fúngicas sistêmicas, história de alergia ao medicamento), emprega-se um AINE: nimesulida 100 mg, ibuprofeno 600 mg ou cetorolaco 10 mg (este por via sublingual). A primeira dose é administrada ao final do procedimento cirúrgico.
IV. A duração do tratamento com os AINEs deve ser estabelecida por um período máximo de 48 a 72 h. Se o paciente acusar dor intensa e exacerbação do edema após esse período, o profissional deverá suspeitar de alguma complicação de ordem local e agendar uma nova consulta para reavaliar o quadro clínico.