Enunciados de questões e informações de concursos

Vacinas em desenvolvimento

Edimilson Migowski et alii

 

 As vacinas representam uma das ferramentas de maior impacto de ação em saúde, especialmente em termos de prevenção de enfermidades que tanta dor, sofrimento e morte acarretam. Ao que tudo indica, doenças como dengue, leptospirose e AIDS só serão controladas de forma efetiva quando existirem vacinas que protejam a humanidade desses males.

 

Nas últimas décadas, os avanços de pesquisas em Imunologia e Engenharia Genética permitiram progressos no desenvolvimento de novas vacinas e a prevenção de inúmeras doenças. Um dos exemplos mais recentes é a vacina contra o HPV. Espera-se, ainda, poder controlar e erradicar uma série de doenças infecciosas com a descoberta de novas vacinas, bem como reduzir os possíveis efeitos indesejáveis de vacinas atualmente disponíveis.

 

A revolução na área da prevenção por meio de vacinas começou com Jenner, médico de família inglesa, há mais de dois séculos. Atualmente, os calendários vacinais estão repletos de possibilidades; em um futuro próximo, espera-se muito mais no universo das vacinas. As vacinas atuais para a gripe, por exemplo, são produzidas em ovos embrionados de galinhas, um fator que pode ser limitante para a produção em grande escala no caso de uma pandemia.

 

(Vacinas e imunoglobulinas: consulta rápida / Alessandra Aparecida Paz... [et al.] . Porto Alegre: Artmed, 2009)


Com relação às vacinas atuais para a gripe, pode-se afirmar, segundo o texto, que



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.