Os fenômenos descritos a seguir diferenciam-se em algum fator. Assinale a alternativa em que esse fator corresponde ao tipo de variação apresentado.
Variação regional – são exemplos típicos dessa variação: a vocalização do -lh- > -icomo em mulher/muié; a rotacização do -l- > -r- em encontros consonantais como em blusa/brusa.
Variação estilística – a abóbora pode ser chamada também de jerimum pela influência indígena. Assim como a mandioca, que pode ser encontrada como aipim ou macaxeira, dependendo da circunstância.
Variação histórica – a assimilação do -nd- > -n> como em cantando/cantano; a concordância nominal e verbal como em os meninos saiu cedo / os menino saiu cedo.
Variação regional – no plano fonético – as vogais /e/ e /o/ pretônicas, como nas palavras “serrado” e “novela”, são pronunciadas como vogais abertas (é, ó). Em outros casos, acontece o seguinte: elas são vogais fechadas (ê, ô).