Enunciados de questões e informações de concursos
É imprescindível alguns critérios para se manusear o acervo de uma biblioteca (livros, gravuras, mapas etc.).
Recomenda-se a adoção de normas e procedimentos básicos que sem dúvida contribuirão para a conservação do acervo:
I- Nunca usar fitas adesivas em virtude de composição química da cola. Com o tempo, a cola que penetra nas fibras de papel desencadeia uma ação ácida irreversível. A fita perde seu poder de adesão e o papel fica manchado.
II- Evitar trazer qualquer tipo de alimento e realizar refeições dentro das bibliotecas e arquivos ou em áreas destinadas ao trabalho e manuseio de obras. Qualquer fragmento de alimento, por menor que seja, pode atrair insetos nocivos aos livros.
III- Utilizar caneta tinteiro ou esferográfica para as inscrições que acompanharem o processo de carimbagem.
IV- Os livros devem ser acondicionados nas estantes em posição horizontal, quando não for possível, colocá-los na posição vertical.