Enunciados de questões e informações de concursos
Algumas mentiras em que todo mundo acredita: o homem veio do macaco
Aline Bisol e Ricardo Lacerda
Sabe aquela camiseta que mostra a evolução do homem a partir do macaco? Pois então, não é bem assim. A confusão acontece porque seres humanos e macacos têm, de fato, um mesmo ancestral.
Estudos recentes indicam que, mais de 6 milhões de anos, vivia em algum lugar da África uma espécie de primata que se dividiu em duas linhagens por conta de adversidades da natureza. De uma delas, vieram os chimpanzés(I) e os bonobos atuais; da outra, o homem. Ou seja, tivemos um antepassado comum. Tanto é que os nossos genes são 90% iguais. No entanto, antes de chegar forma atual, os hominídeos passaram por uma série de upgrades que teve início com o Australopithecus, quase 4 milhões de anos. Ele já apresentava postura ereta, locomoção bípede e arcada dentária próxima que nós, Homo sapiens, temos hoje.
A evolução é uma solução natural para questões ambientais, ecológicas e sociais. Aqui, as mutações genéticas e, em especial, o ambiente exerceram influência na maneira como cada espécie costumava se adaptar. Experimente ir para o meio da selva desprovido de roupas ou ferramentas e veja quanto tempo você resiste. Sob esse viés, o macaco estaria em vantagem evolutiva.
Além do mais, a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, não menciona nada a respeito de um aperfeiçoamento que teria levado macacos a se tornarem homens. Aliás, a seleção descrita pelo naturalista é bastante clara ao retratar os movimentos feitos por nossos ancestrais. Assim, é possível compreender por que determinados seres vivos sobrevivem ao longo do tempo e por que outros ficam pelo caminho.
Fonte: https://super.abril.com.br/sociedade/13-
mentiras-em-que-todo-mundo-acredita/ - Texto adaptado especialmente para esta prova.
Considere o que se afirma sobre o seguinte período do texto:
De uma delas vieram os chimpanzés e os bonobos atuais; da outra, o homem.
I. Se “chimpanzés” estivesse no singular (“o chimpanzé”), a forma verbal “vieram” também poderia ficar no singular (“veio”), sem acarretar erro no texto.
II. O emprego de ponto e vírgula justifica-se porque separa orações assindéticas, ou seja, sem um conector entre elas.
III. Na segunda oração, um dos motivos para o emprego da vírgula é marcar a elipse do verbo.
Quais estão corretas?