Blog Concurso São José dos Campos SP abre vagas com salários de até R$ 4,9 mil!

Concurso São José dos Campos SP abre vagas com salários de até R$ 4,9 mil!

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Novidades sobre o concurso São José dos Campos SP!

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a seleção com 16 vagas distribuídas entre 4 cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.744,61 a R$ 4.938,53, com oportunidades para Assistente Técnico em Saúde, Assistente em Gestão Municipal, Analista em Gestão Municipal e Analista em Saúde.

Quer saber tudo sobre o assunto? Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção, como detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo!

Concurso São José dos Campos SP: informações importantes

Esta seleção terá validade de 1 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, considerando a necessidade e conveniência da Administração Pública.

Dito isso, vamos às datas importantes que constam no cronograma do edital. Confira!

Inscrição entre os dias: 12/5 e 12/6/2025

Isenção: de 12 a 14/5/2025

Pagamento da taxa: até 12/6/2025

Prova objetiva: 31/8/2025

Resultado final:  a definir

Movimentações e linha do tempo

Você que está estudando para o Concurso São José dos Campos SP 2025 certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

Como fazer a inscrição no Concurso São José dos Campos SP 2025?

Os interessados devem fazer a inscrição entre os dias 12 de maio e 12 de junho de 2025 no site FGV conhecimento.

A taxa de inscrição é de R$ 67,90 (nível técnico e ensino médio) e R$98,80 (nível superior). O boleto deve ser pago até o dia 12 de junho de 2025.

Cargos, vagas e remunerações

Para esta seleção são ofertadas vagas para nível técnico e superior, conforme distribuição abaixo:

Cargo Especialidade Vagas CH

Remuneração

Assistente Técnico em Saúde Técnico de Enfermagem 1 30h

R$ 1.744,61 com possível acréscimo de Adicional de Condições Especiais de Trabalho – ACET e Adicional de Insalubridade

  Técnico em Saúde Bucal  1 40h

R$ 2.326,15 com possível acréscimo de Adicional de Condições Especiais de Trabalho – ACET e Adicional de Insalubridade

Assistente em Gestão Municipal

- 5 40h

R$ 2.165,09

Analista em Gestão Municipal Administração 1 40h

R$ 4.938,53

  Ciências Econômicas 1 40h

R$ 4.938,53

  Biblioteconomia 1 40h

R$ 4.938,53

  Ciências Contábeis 1 40h

R$ 4.938,53

  Serviço Social 1 30h

R$ 3.703,90

Analista em Saúde Enfermagem 1 30h

R$ 3.703,90 com possível acréscimo de Adicional de Condições Especiais de Trabalho – ACET e Adicional de Insalubridade

  Farmácia 1 40h

R$ 4.938,53 com possível acréscimo de Adicional de Condições Especiais de Trabalho – ACET e Adicional de Insalubridade

  Fonoaudiologia 1 30h

R$ 3.703,90 com possível acréscimo de Adicional de Condições Especiais de Trabalho – ACET e Adicional de Insalubridade

  Terapia Ocupacional 1 30h

R$ 3.703,90 com possível acréscimo de Adicional de Condições Especiais de Trabalho – ACET e Adicional de Insalubridade

 

*A distribuição de vagas está detalhada no edital de abertura do concurso.

 

Requisitos

  • Técnico de Enfermagem

Ensino Técnico

  • Técnico em Saúde Bucal 

Ensino Técnico

  • Assistente em Gestão Municipal 

Ensino Médio

  • Administração

Graduação em nível superior – Bacharel em Administração de Empresas ou Administração Pública

  • Ciências Econômicas

Graduação em nível superior – Bacharel em Ciências Econômicas

  • Biblioteconomia

Graduação em nível superior – Bacharel em Biblioteconomia

  • Ciências Contábeis

Graduação em nível superior – Bacharel em Ciências Contábeis

  • Serviço Social

Graduação em nível superior – Bacharel em Serviço Social

  • Enfermagem

Graduação em nível superior em Enfermagem

  • Farmácia

Graduação em nível superior em Farmácia

  • Fonoaudiologia

Graduação em nível superior em Fonoaudiologia

  • Terapia Ocupacional

Graduação em nível superior em Terapia Ocupacional

Atribuições

Assistente técnico em saúde

  • Auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e na computação de dados estatísticos, anotando e reunindo informações;
  • Controlar as atividades através do registro de dados e procedimentos nos mapas e boletins;
  • Responsabilizar-se pelo controle e utilização de aparelhos, equipamentos, instrumentos e materiais colocados à sua disposição, zelando pela sua limpeza e conservação;
  • Executar tarefas de auxílio à equipe no atendimento ao paciente/usuário;
  • Executar as tarefas obedecendo às normas técnicas e de segurança para evitar a ocorrência de acidentes que venham comprometer sua saúde;
  • Auxiliar na conservação e manutenção da área e na conferência periódica dos materiais e equipamentos, tendo em vista seu bom funcionamento;
  • Organizar, controlar e manter os equipamentos, instrumentos e materiais de trabalho;
  • Participar de reuniões, treinamento e desenvolvimento para aperfeiçoamento do processo de trabalho;
  • Registrar as informações em prontuários;
  • Organizar a unidade através do controle e manutenção dos equipamentos, instrumentos, materiais e arquivos de documentos;
  • Realizar recebimento, conferência, desinfecção e encaminhamento de materiais e equipamentos;
  • Participar do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho de saúde da família;
  • Participar da implantação de programas da área de atuação;
  • Promover a análise e instrução de processos administrativos de sua área de atuação;
  • Dirigir veículo para cumprimento das atribuições do cargo quando necessário.

    Área de enfermagem:
  • Executar prestação qualitativa dos serviços de assistência de enfermagem, verificando e avaliando o estado geral do paciente, sinais vitais e aplicação de tratamentos necessários;
  • Prestar cuidados de higiene, de alimentação, de segurança e de conforto aos pacientes na área de atuação;
  • Acompanhar as remoções, relatando qualquer intercorrência;
  • Realizar visitas domiciliares, detectar as necessidades dos pacientes/usuários, agir frente às situações e registrar os dados;
  • Orientar os usuários quanto aos serviços da Rede Municipal de Saúde e realizar o agendamento, consultas e exames;
  • Aplicar vacinas;
  • Realizar eletrocardiograma, curativos e bandagens;
  • Auxiliar o médico, dentista e enfermeiro;
  • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas a sua área de atuação ou ambiente organizacional;
  • Fazer o manuseio e manter os equipamentos em perfeitas condições de uso (desinfecção e esterilização), guardá-los e detectar possíveis defeitos;
  • Auxiliar nos cuidados diretos de enfermagem a pacientes em diferentes estados físicos, bem como paciente da creche, da unidade escolar e do idoso;
  • Auxiliar na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e programas de vigilância epidemiológica;
  • Auxiliar na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e danos físicos que possam ser causados à paciente durante a assistência de saúde; 
  • Realizar outras atividades inerentes à sua área de atuação na Administração Municipal.

    Área odontológica:
  • Executar programas preventivos e educativos de saúde bucal visando o atendimento à diminuição da cárie dental em especial o da população escolar;
  • Atuar em ações multidisciplinares relacionadas à saúde da população de acordo com programas da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Auxiliar o cirurgião dentista na execução de procedimentos odontológicos de atendimento ao paciente, preparar materiais e zelar pela limpeza do local e dos instrumentos odontológicos;
  • Executar prestação qualitativa dos serviços auxiliares relativos às atividades do programa de saúde bucal; realizar procedimentos técnicos e funções auxiliares multidisciplinares coordenadas por outros programas de saúde (criança, mulher, adulto, mental);
  • Realizar atividades em conjunto com a equipe de saúde bucal inerente aos programas de saúde do Município;
  • Receber o paciente preparando-o para atendimento odontológico;
  • Preparar bandeja clínica, providenciando instrumental e material para atendimento do paciente;
  • Auxiliar o dentista em cirurgias e em outros procedimentos;
  • Manipular substâncias restauradoras de acordo com instruções recebidas;
  • Limpar e lubrificar os equipamentos odontológicos, bem como, esterilizar e cuidar do instrumental, zelando pela sua conservação;
  • Participar da aplicação de medidas preventivas e do desenvolvimento de atividades educativas em creches, escolas de educação infantil, escolas de ensino fundamental e outros espaços coletivos;
  • Participar de atividades com grupos (bebês, crianças, adultos) para a educação e prevenção em saúde bucal;
  • Participar da prestação de assistência odontológica em clínicas modulares, realizando procedimentos reversíveis em seu âmbito de competência (remoção de dutos, placas e cálculos supragengivais, inserção e condensação de substâncias restauradoras, remoção de sutura, etc.);
  • Ministrar palestras educativas em saúde bucal;
  • Registrar dados e informações de acordo com as definições do programa;
  • Participar de levantamentos epidemiológicos como anotador/monitor de treinamentos e supervisão do desempenho da equipe de saúde bucal.

    Assistente em gestão municipal:
  • Executar atividades de suporte administrativo à gestão dos processos em geral, tais como: elaborar, instaurar, analisar, registrar, controlar, julgar, acompanhar e arquivar os processos de acordo com os procedimentos nas diversas modalidades e exigências da área de atuação.
  • Coletar e realizar tratamentos de dados e informações afins à área de atuação para subsídios à elaboração de relatórios técnicos ou administrativos, quadros, planilhas, contratos, tomada de preços, pareceres, análises diversas da área e outros, realizando cálculos diversos necessários à emissão do documento.
  • Elaborar, manter, atualizar e organizar controles, planilhas e documentação em geral relativos a serviços e/ou processos específicos de natureza técnico administrativo, no âmbito de sua área de atuação.
  • Realizar a digitação de relatórios, cartas, comunicados, planilhas, quadros, circulares, pareceres, tabelas e outros documentos diversos de sua área específica.
  • Auxiliar na elaboração de normas, rotinas e procedimentos ligados à sua área de atuação
  • Executar atividades relacionadas à execução de programas e projetos de promoção e desenvolvimento cultural e turístico do Município.
  • Ter amplo domínio da legislação da área de atuação.
  • Zelar pela guarda e conservação dos equipamentos e materiais utilizados.
  • Participar de reuniões, treinamento e desenvolvimento para aperfeiçoamento do processo de trabalho.
  • Prestar atendimento ao público, conforme demanda da área de atuação.
  • Participar de reuniões, treinamento e desenvolvimento para aperfeiçoamento do processo de trabalho.
  • Receber, aplicar e divulgar as orientações referentes à gestão do patrimônio documental, da informação e do conhecimento dos órgãos de atuação, visando atendimento e adequação à legislação, normas e procedimentos.
  • Orientar e administrar as atividades de sua área, analisando a consistência e pertinência das solicitações efetuadas pelas áreas clientes; priorizar e distribuir tarefas; cobrar resultados; avaliar e garantir o nível de qualidade dos serviços.
  • Controlar e orientar a prestação de serviços próprios ou de terceiros no âmbito de sua área, zelar pela respectiva qualidade e pelo cumprimento dos itens e/ou aspectos contratuais quando houver.
  • Ter redação própria para atos administrativos em geral.
  • Classificar, arquivar e desarquivar documentos, livros, plantas e outros expedientes.
  • Executar atividades gerais de almoxarifado, tais como receber, conferir, codificar, estocar e distribuir materiais, observando as especificações da requisição de compra, da nota fiscal e da requisição de material e equipamentos em estoque.
  • Secretariar reuniões e elaborar atas.
  • Prestar serviços de atendimento ao público interno e externo da Administração Pública.
  • Atender aos órgãos públicos da Prefeitura na programação visual e artes gráficas; elaborar layout e arte final de cartazes, folhetos, faixas, mini outdoors, filipetas, logotipos, logomarcas, anúncios para jornais, revistas, etc.; bem como, realizar ilustração em papel com grafite, nanquim, guache e outros materiais pertinentes.
  •  Montar chapas tipográficas para impressão, paginação de jornais e revistas, observando os tipos, espaços, medidas e disposições recomendadas; preparar e operar as máquinas impressoras automáticas e manuais, abastecendo-as, dispondo o material no local apropriado (chapas, clichês) para iniciar as operações de impressão; regular a máquina; efetuar os ajustes necessários para obter uma reprodução perfeita e na quantidade desejada.
  • Desenvolver estudos e análises do sistema de operação de trânsito e transportes; atuar no planejamento da geração dos dados, sua análise e processamento para subsidiar a tomada de decisão e as intervenções operacionais e de logística e segurança do trânsito e dos transportes.
  • Executar atividades relacionadas ao sistema e educação de trânsito.
  • Participar da organização e controle da manutenção de equipamentos de tráfego, no monitoramento do trânsito e das vias públicas, na fiscalização de trânsito e de veículos.
  • Identificar características da malha viária e os diversos tipos de veículos transportadores.
  • Orientar as atividades pelo cumprimento da legislação de trânsito, de regulação e concessão de serviços de transporte de cargas e de passageiros de competência do município.
  • Participar da elaboração e implementação da política de trânsito e de transportes do município, em consonância com outros setores da área estadual e federal.
  • Executar vistorias e operação corredor (percurso de rotas) no sistema viário para apurar deficiências de sinalização e interferências de tráfego.
  • Fazer pesquisas de tráfego (contagem de veículos e pedestres, pesquisas de velocidade, levantamentos e acidentes etc.)
  • Dar apoio a eventos especiais.
  • Dirigir veículo para cumprimento das atribuições do cargo quando necessário.


Atribuições específicas na área de Administração:

  • Elaborar estudos, pesquisas, análises, avaliações, pareceres técnicos e relatórios para subsidiar e implementar ações de melhoria de gestão da área de atuação.
  • Implementar programas e projetos de racionalização e do desempenho organizacional.
  • Planejar, orientar e executar análises e relatórios referentes ao acompanhamento e controle do desempenho de sua área, visando atender demandas internas e/ou externas.
  • Desenvolver e acompanhar as atividades de planejamento e gestão, efetuar levantamentos, consistências, interfaces e análises de dados quantitativos e qualitativos de sua área de atuação.
  • Desempenhar atividades envolvendo pesquisas sob fundamento, aplicações práticas, organização e execução de investigações estatísticas, elaborar e testar métodos matemáticos e sistemas de amostragem, interpretar os dados estatísticos para renovar os métodos ou melhorar os existentes.
  • Realizar pesquisas, levantamentos e estudos estatísticos, planejar e orientar a coleta de dados, analisar e interpretar os dados obtidos para determinar correções, quadros comparativos, tabelas e constantes do comportamento de determinados indicadores.
  • Organizar e orientar o tratamento dos dados e cálculos estatísticos para permitir sua análise e interpretação.
  • Produzir informações econômico-financeiras para subsidiar projetos e programas na instituição.
  • Avaliar políticas de impacto coletivo para a administração.
  • Analisar processos e emitir relatórios.
  • Acompanhar a execução dos contratos de serviços e de fornecimento de materiais.
  •  Executar outras atividades inerentes à sua área de atuação ou ambiente organizacional, sempre que solicitado ou necessário. 

Atribuições específicas na área Econômica:

  • Realizar perícias econômico-financeiras na área de atuação.
  • Planejar, coordenar e elaborar estudos, pesquisas, análises, avaliações, pareceres técnicos e relatórios de indicadores econômicos para subsidiar a gestão municipal nos diferentes campos de atuação.
  • Analisar e identificar necessidades em conjunto com as áreas, propor alternativas, planejar, acompanhar e controlar a execução de programas ou ações de melhoria dos processos e metodologias, fornecer suporte e orientações técnicas às áreas de interface.
  • Emitir parecer técnico e laudo em sua área de atuação.

    Atribuições específicas na área de Biblioteconomia:
  • Organizar, acondicionar, catalogar, indexar e implantar formas e controle de circulação de acervo.
  • Estabelecer, mediante consulta aos usuários, critérios para aquisição de obras, livros, revistas, folhetos, jornais e outros, selecionar e consultar catálogos e editoras para manter o acervo atualizado.
  • Registrar todos os documentos adquiridos (comprados ou doados), livros, periódicos, folhetos e outros; classificar, catalogar e indicar os referidos documentos
  • Atender às solicitações dos usuários (munícipes e servidores), desenvolver e indicar bibliografias e orientá-los em suas pesquisas e na normatização de trabalhos.
  • Elaborar boletins sobre a circulação de periódicos, contendo um sumário das informações para distribuição às diversas seções da biblioteca.
  • Divulgar cursos através de circulares.
  • Atender aos usuários no empréstimo de publicações, controlando a devolução de todo material emprestado.
  • Desenvolver atividades de aquisição, classificação e catalogação de livros, conforme bibliografia corrente, pedidos de leitores e outros; requisição nas livrarias; confecção de fichas apropriadas com base em códigos internacionais e normas técnicas específicas de documentação e biblioteconomia.
  • Realizar pesquisas bibliográficas de doutrina, jurisprudência e leis; leitura diária do Diário
  • Oficial, bem como atualizar toda legislação federal e estadual, dando suporte técnico.
  • Coordenar e supervisionar o trabalho de auxiliares que atuam na biblioteca; definir e orientar suas atividades, bem como executar treinamentos específicos.
  • Executar a entrada de dados bibliográficos em base de dados internos e externos.
  • Organizar e supervisionar trabalho de encadernamento e restauração de livros e demais documentos. planejar, acompanhar e executar o tratamento técnico dos materiais informativos.
  • Elaborar relatórios estatísticos das atividades da biblioteca.
  • Emitir parecer e laudo técnico em sua área de atuação.


Atribuições específicas na área de Biblioteconomia:

  • Organizar, acondicionar, catalogar, indexar e implantar formas e controle de circulação de acervo.
  • Estabelecer, mediante consulta aos usuários, critérios para aquisição de obras, livros, revistas, folhetos, jornais e outros, selecionar e consultar catálogos e editoras para manter o acervo atualizado.
  • Registrar todos os documentos adquiridos (comprados ou doados), livros, periódicos, folhetos e outros; classificar, catalogar e indicar os referidos documentos
  • Atender às solicitações dos usuários (munícipes e servidores), desenvolver e indicar bibliografias e orientá-los em suas pesquisas e na normatização de trabalhos.
  • Elaborar boletins sobre a circulação de periódicos, contendo um sumário das informações para distribuição às diversas seções da biblioteca.
  • Divulgar cursos através de circulares.
  • Atender aos usuários no empréstimo de publicações, controlando a devolução de todo material emprestado.
  • Desenvolver atividades de aquisição, classificação e catalogação de livros, conforme bibliografia corrente, pedidos de leitores e outros; requisição nas livrarias; confecção de fichas apropriadas com base em códigos internacionais e normas técnicas específicas de documentação e biblioteconomia.
  • Realizar pesquisas bibliográficas de doutrina, jurisprudência e leis; leitura diária do Diário Oficial, bem como atualizar toda legislação federal e estadual, dando suporte técnico.
  • Coordenar e supervisionar o trabalho de auxiliares que atuam na biblioteca; definir e orientar suas atividades, bem como executar treinamentos específicos.
  • Executar a entrada de dados bibliográficos em base de dados internos e externos.
  • Organizar e supervisionar trabalho de encadernamento e restauração de livros e demais documentos. planejar, acompanhar e executar o tratamento técnico dos materiais informativos.
  •  Elaborar relatórios estatísticos das atividades da biblioteca.
  •  Emitir parecer e laudo técnico em sua área de atuação.

Atribuições específicas na área Assistência Social:

  • Planejar e realizar estudos e análises multidisciplinares dos indicadores da população em situação de vulnerabilidade social para subsidiar políticas integradas de inclusão e desenvolvimento social de construção da cidadania;
  • Planejar e realizar pesquisas sobre as condições socioeconômicas, culturais e organizacionais;
  • Efetuar levantamento sistemático de dados para as pesquisas;
  • Fornecer subsídios necessários à realização de diagnósticos gerais e à análise, acompanhamento e implantação de programas específicos;
  • Realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas;
  • Elaborar documentos técnicos relacionados à realidade social;
  • Realizar diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos que forneçam subsídios à formulação de políticas, diretrizes e planos para a implantação, manutenção e funcionamento de programas relacionados à cidadania e assistência social;
  • Atuar de forma interdisciplinar tendo em conta os aspectos sociais, de educação, de saúde, de habitação e de meio ambiente;
  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do serviço social, inclusive com participação da sociedade civil;
  • Prestar assessoramento às organizações comunitárias e entidades sociais, no exercício e defesa dos direitos civis, públicos e sociais da comunidade;
  • Realizar visitas domiciliares que necessite de assistência social;
  • Realizar estudos socioeconômicos para fins de avaliação dos benefícios concedidos em serviços sociais;
  • Identificar situações de risco social e subsidiar ações e programas que atendam aos problemas detectados;
  • Atuar como mediador de problemas detectados nos programas sociais, intervindo na busca de soluções ou redução de conflitos;
  • Identificar parcerias e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pelas equipes;
  • Utilizar e incentivar o uso dos indicadores sociais como importante ferramenta para o desenvolvimento e planejamento das ações locais;
  • Contribuir para a adoção de práticas racionalizadas que visem agilizar e qualificar os serviços prestados pela equipe à população;
  • Realizar palestras, cursos ou treinamentos técnico-operativos;
  • Democratizar as informações e o acesso dos usuários aos serviços de ação social, primando pela humanização do atendimento e melhoria nas relações interpessoais;
  • Participar de perícia técnica, quando designado;
  • Desempenhar outras atribuições definidas por lei que regulamenta a profissão e estejam incluídas na sua esfera de competência;
  • Orientar, avaliar e supervisionar os estagiários das áreas de serviço social no desempenho de suas atribuições;
  • Emitir parecer técnico e laudo em sua área de atuação.
     

Atribuições específicas na área Contábil:

  • Planejar, organizar, coordenar, orientar e executar atividades relacionadas ao controle, acompanhamento e avaliação da contabilidade pública.
  • Elaborar plano de contas, rotinas e normas técnicas de contabilidade, balancetes, balanços e demonstrações contábeis e financeiras de forma analítica e sintética.
  • Definir a classificação de despesas e receitas.
  • Orientar e supervisionar os atos e fatos contábeis.
  • Proceder à incorporação e consolidação de balanços.
  • Planejar e executar atividades relacionadas ao controle e fiscalização da legalidade, eficácia e eficiência da gestão contábil, orçamentária, financeira, de pessoal e administrativa, orientando gestores e técnicos de diferentes áreas da Administração Municipal.
  • Realizar auditorias contábeis e nos processos de realização de despesas e todas as suas etapas.
  • Realizar perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais.
  • Emitir parecer técnico e laudo em sua área de atuação.
     

Analista em saúde:

  • Participar das atividades de planejamento, acompanhamento, controle e avaliação dos processos, indicadores de desempenho e atividades da área de atuação;
  • Participar da elaboração de protocolos de assistência e atuar em equipe multiprofissional na área de saúde pública;
  • Participar do planejamento, implantação, execução e avaliação dos programas de assistência e educação à saúde;
  • Participar de equipe multiprofissional para identificação de distúrbios tendo em vista a elaboração de projetos e programas de reabilitação e emitir parecer de sua especialidade para estabelecer o diagnóstico e tratamento;
  • Participar de reuniões, treinamento e desenvolvimento para aperfeiçoamento do processo de trabalho;
  • Participar da elaboração do plano global da escola e do planejamento escolar para elaboração conjunta de material específico;
  • Participar da elaboração e obtenção de materiais de apoio ao trabalho como instrumentos, textos, vídeos, materiais de estudo, cartilhas, cadernos populares e testes de avaliação psicológica;
  • Participar de reuniões, debates e palestras com servidores, pais e comunidade;
  • Planejar, orientar e executar análises e relatórios referentes ao acompanhamento e controle do desempenho de sua área, visando atender demandas internas e/ou externas;
  • Planejar, executar e avaliar treinamentos e cursos de reciclagem aos funcionários e instrumentalização de profissionais em sua área de atuação;
  • Planejar, orientar e desenvolver programas de saúde e seus respectivos grupos de trabalho a fim de se atingir os objetivos de acordo com cronogramas e calendários estabelecidos promovendo pesquisas e trocas de informações;
  • Elaborar estudos, pesquisas, análises, avaliações, pareceres técnicos e relatórios para subsidiar e implementar ações de melhoria de gestão da área de atuação;
  • Implementar programas e projetos de racionalização e do desempenho organizacional;
  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos que forneçam subsídios à formulação de políticas, diretrizes e planos à implantação, manutenção e funcionamento de programas relacionados aos serviços de saúde em geral;
  • Realizar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior;
  • Realizar procedimentos de organização, manutenção e controle de equipamento, instrumentos e materiais de seu uso; 
  • Realizar atividades de orientação aos pais, alunos e comunidade em conjunto com profissionais das equipes técnicas das unidades educacionais e de saúde;
  • Emitir parecer técnico inerente à sua área de atuação sempre que requerido pela autoridade competente;
  • Atuar na orientação e educação em saúde, em seu nível de especialização, com vistas à prevenção primária e secundária de doenças e, particularmente, à promoção de saúde e de qualidade de vida tanto individualmente como por meio de cursos, palestras, campanhas e programas educativos;
  • Ministrar cursos de treinamento e reciclagem para os servidores da área;
  • Executar outras atividades inerentes à sua área de atuação sempre que solicitado ou necessário;
  • Garantir as condições adequadas de limpeza, preparo, esterilização e manuseio do material em uso e verificar sistematicamente o seu funcionamento;
  • Solicitar reparos e substituições de aparelhos utilizados;
  • Executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e sanitária no nível de sua competência;
  • Supervisionar, orientar e avaliar o pessoal auxiliar;
  • Controlar e registrar dados;
  • Responsabilizar-se por informações constantes de guias, atestados e solicitações;
  • Elaborar laudos e encaminhamento às áreas ou empresas solicitadas;
  • Coordenar a articulação com as áreas de atuação para a elaboração de programas conjuntos e encaminhamentos clínicos;
  • Elaborar relatórios e mapas estatísticos a respeito do atendimento executado;
  • Orientar e supervisionar profissionais da sua equipe quanto à saúde, apresentação, higiene pessoal e ainda distribuir tarefas;
  • Ministrar cursos e palestras em reciclagem para grupos comunitários e Agentes de Saúde e planejar e coordenar essas atividades de acordo com cronograma estabelecido;
  • Fornecer documentos para fins judiciais de acordo com a solicitação de autoridades competentes referentes a atos e ações ocorridas na unidade;
  • Preencher formulários de estatística necessários ao planejamento, controle e avaliação dos serviços da Secretaria de Saúde para o diagnóstico de saúde da comunidade;
  • Estimular a participação da população através das associações nos programas a fim de difundir e estimular o trabalho desenvolvido;
  • Desenvolver e apresentar estudos técnicos para melhoria dos serviços;
  • Colaborar na previsão orçamentária e elaborar estudo de custo de projetos solicitados inclusive o custo per capita;
  • Responsabilizar-se pelas informações constantes em atestados, guias e solicitações;
  • Efetuar fiscalização sanitária de gêneros alimentícios de origem animal, em estabelecimentos (bares, lanchonetes, etc.) e em seus funcionários quanto à higiene e comercialização desses alimentos mediante delegação;
  • Utilizar recursos de informática;
  • Dirigir veículo para cumprimento das atribuições do cargo quando necessário.


Atribuições específicas na área de Enfermagem:

  • Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, bem como indicar a continuidade da assistência prestada;
  • Coordenar as atividades de enfermagem desenvolvidas nas unidades de saúde;
  • Planejar, organizar e coordenar campanhas de interesse da comunidade, tais como vacinação, diabetes, mutirões integrados, etc.; analisar mapas de produção e vacinação e outras e replanejar os programas quando necessário;
  • Promover atendimento de enfermagem à gestante, à puérpera e ao recém-nascido; acompanhar o trabalho de parto e prestar assistência obstétrica de emergência e realização do parto quando necessário;
  • Administrar medicamento segundo prescrição médica;
  • Planejar, implantar, coordenar e avaliar programas de saúde da Secretaria de Saúde envolvendo a prevenção e controle de infecção hospitalar, doenças transmissíveis e avaliar medidas preventivas frente a doenças de notificação compulsória;
  • Planejar, organizar e ministrar cursos de atualização de Assistente Técnico em Saúde e atividades educativas em grupos de munícipes inscritos nos programas de hipertensão, saúde da mulher, puericultura, diabetes e outros;
  • Participar do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho das Unidades Saúde da Família;
  • Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a Unidade Saúde da Família;
  • Executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso;
  • Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever
  • medicações, conforme protocolos estabelecidos nos Programas do Ministério da Saúde e as disposições legais da profissão;
  • Realizar ações de saúde em diferentes ambientes na Unidade Saúde da Família e, quando necessário, no domicílio;
  • Realizar as atividades corretamente às áreas prioritárias de intervenção na Atenção Básica, definidas na Norma Operacional de Assistência à Saúde - 2001;
  • Aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva;
  • Organizar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas de hipertensos, diabéticos, saúde mental, etc.;
  • Supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e outros profissionais com vistas ao desempenho de suas funções;
  • Participar da organização das unidades de saúde;
  • Elaborar e implantar normas e rotinas técnicas do serviço de enfermagem como escala diária e mensal de trabalho para atividades externas e internas da unidade e escala de férias dos servidores sob a sua responsabilidade;
  • Promover visitas às famílias para identificar a população sadia e encaminhar os doentes ao tratamento necessário;
  • Executar outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.
     

Atribuições específicas na área de Farmácia:

  • Participar das Comissões de Farmácia e Terapêutica e Controle de Infecção Hospitalar;
  • Proceder à avaliação qualitativa, quantitativa e a especificação técnica de material junto ao setor de compras, bem como sua manutenção de acordo com normas estabelecidas;
  • Atuar na assistência farmacêutica ao usuário e a equipe de saúde;
  • Participar da elaboração, coordenação e implementação de políticas de saúde e relativas aos produtos farmacêuticos;
  • Atuar no controle e gerência de produtos farmacêuticos e/ou relacionados à saúde desenvolvendo atividades de planejamento, pesquisa, seleção e padronização;
  • Implementar prestação qualitativa dos serviços de composição, preparação e fornecimento de medicamentos e outros preparos semelhantes;
  • Assessorar tecnicamente a aquisição de fármacos, desenvolvimento de produtos, produção, manipulação, controle de qualidade e também no planejamento, logística e controle de armazenamento, distribuição, transporte, guarda e dispensação dos produtos farmacêuticos;
  • Executar outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

    Atribuições específicas na área de Fonoaudiologia: 
  • Implementar prestação qualitativa dos serviços de natureza educacional e clínica para atender a distúrbios da comunicação;
  • Orientar professores em conjunto com profissionais da saúde para identificar crianças com dificuldade de comunicação oral e/ou escrita a fim de que possam atuar na prevenção dessas patologias;
  • Elaborar subsídios na alfabetização e processos de construção e elaboração da linguagem;
  • Elaborar projetos de prevenção em crianças de creches na fase pré-escolar e primeiro grau a fim de reduzir a incidência de patologias da comunicação;
  • Desenvolver projetos de prevenção com professores portadores de patologias da voz no intuito de reduzir seus problemas;
  • Elaborar diagnóstico e encaminhamento clínico dos distúrbios da linguagem e audição;
  • Elaborar programas de indicação, adaptação e acompanhamento relativos ao aparelho de ampliação sonora individual;
  • Efetuar atendimento clínico através de terapias semanais, individuais ou em grupo, com portadores de patologias da comunicação: distúrbio de linguagem, articulatório, disfônico, etc., utilizando-se de instrumental e material específico para a disfunção;
  • Atuar sobre os distúrbios da comunicação prevenindo, avaliando, diagnosticando e reabilitando alterações na audição, voz, linguagem oral e escrita e motricidade oral oferecendo atendimento a todas as idades;
  • Realizar atividades de orientação aos pais, alunos e comunidades em conjunto com profissionais das equipes técnicas das unidades educacionais e de saúde;
  • Participar da elaboração do plano global da escola e do planejamento escolar para elaboração conjunta de material específico;
  • Coordenar a articulação com as áreas de atuação para elaboração de programas em  conjunto e encaminhamentos clínicos.
  • Executar outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

    Atribuições específicas na área de Terapia Ocupacional:
  • Preparar os programas ocupacionais destinados aos usuários dos serviços de saúde, escolas ou outras instituições sob Administração Municipal baseando-se nos casos a serem tratados para propiciar a esses pacientes uma terapêutica que possa desenvolver e aproveitar seu interesse por determinados trabalhos;
  • Executar prestação qualitativa dos serviços de tratamento, desenvolvimento e reabilitação de pacientes portadores de deficiências físicas e/ou psíquicas;
  • Promover atividades específicas para a recuperação e integração social;
  • Preparar programas ocupacionais;
  • Solicitar exames;
  • Planejar, dirigir e acompanhar trabalhos individuais e grupais.

Edital Concurso São José dos Campos SP 2025: etapas

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em saber mais sobre as etapas e fases desta seleção, correto? Sendo assim, vamos descrevê-las abaixo, conforme o cargo, acompanhe!

Etapa/Fase Descrição Caráter

Fase única

Prova objetiva

Eliminatório e classificatório

Prova objetiva

Na primeira etapa, você deverá resolver as questões da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que serão distribuídas entre as disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos:
 

Assistente em Gestão Municipal 

Disciplina Questões
Conhecimentos Gerais - Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Atualidades 35
Conhecimentos Específicos 25


Assistente Técnico em Saúde

Disciplina Questões
Conhecimentos Gerais - Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Atualidades, Legislação da Saúde 35
Conhecimentos Específicos 25

 

Analista em Gestão Municipal

Disciplina Questões
Conhecimentos Gerais - Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Atualidades 40
Conhecimentos Específicos 30

 

Analista em Saúde

Disciplina Questões
Conhecimentos Gerais - Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Atualidades, Legislação da Saúde 40
Conhecimentos Específicos 30

Por fim, fique de olho nas datas! A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 31 de agosto de 2025.

Estude de forma direcionada! A plataforma do TEC tem mais de 500 mil questões específicas para as provas elaboradas pela FGV conhecimento.

Como estudar para concurso público?

Já deu para notar que a preparação para concursos começa muito antes do edital ser publicado, não é mesmo? Isso porque, as provas, muito provavelmente, não serão nada fáceis.

No entanto, é totalmente possível estudar para concurso público de forma muito eficaz mesmo após a publicação do edital. Para isso:

  1. defina um objetivo específico;
  2. monte um plano de estudos com base nos assuntos cobrados no edital;
  3. crie uma rotina, não apenas de estudos, mas para a sua vida;
  4. cuide da sua saúde física e mental;
  5. faça revisões periódicas;
  6. escolha boas ferramentas de apoio;
  7. estude por questões específicas para o concurso que você escolheu.

Por fim, uma orientação extra, mas muito relevante: não desanime!

Vítor Menezes, sócio-fundador do Tec Concursos, disse certa vez que concurso público é uma maratona, uma corrida. É uma competição de longo prazo onde você vai, um pouquinho todo dia, estudando devagar, mas de forma consistente.

Agora, se você quiser acelerar seus resultados, que tal estudar de uma forma um pouco diferente? Acompanhe!

Comece a estudar por questões de provas anteriores

Mencionamos no tópico anterior que estudar por questões é uma das formas de estudar que proporcionam maior eficácia, mas você sabia que essa é uma das melhores estratégias para aprender e reter o conteúdo estudado?

Isso acontece, pois o estudo reverso, como o método também é conhecido, potencializa o aprendizado e permite que ele seja metrificado. Ou seja, você consegue medir seu conhecimento em determinado conteúdo.

Além disso, ao estudar por questões de concursos é possível ter mais clareza sobre como a banca examinadora funciona e, consequentemente, melhorar seu desempenho na hora da prova. Dessa forma, ao monitorar e avaliar seu progresso, fica mais fácil ajustar a rota sempre que necessário.

Por fim, estudar por questões de provas anteriores costuma ser bem menos cansativo, uma vez que torna o aprendizado mais dinâmico, além de ser excelente para revisar conteúdos de forma rápida e eficiente.

Estude com o Tec Concursos

Direto ao ponto e sem rodeios. Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos por banca, cargo, instituição e muito mais. E, o melhor, você pode começar estudando de graça! Veja os benefícios da conta gratuita:

  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
  • Crie caderno de questões.

A ferramenta do Tec Concursos possui mais de 3 milhões de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados, que já auxiliaram milhares de concurseiros em aprovações.

Não perca nenhuma oportunidade! A lista de concursos abertos no Brasil está em constante atualização. Isso acontece pois os editais são publicados de acordo com a necessidade dos órgãos e disponibilidade orçamentária. Veja também quais são os concursos previstos para 2025 e inicie agora mesmo a sua preparação.

Resumo do Concurso São José dos Campos SP

Prefeitura de São José dos Campos SP

Situação atual: edital publicado
Vagas: 16
Cargos: Assistente em Gestão Municipal, Assistente Técnico em Saúde, Analista em Gestão Municipal e Analista em Saúde
Escolaridade: nível médio, técnico e superior
Remuneração: R$1.744,61 a R$4.938,53
Banca: FGV conhecimento
Inscrição: de 12/5 a 12/6/2025
Taxa: R$67,90 e R$98,80
Prova: 31/8/2025

Assistente Técnico em Saúde, Assistente em Gestão Municipal, Analista em Gestão Municipal e Analista em Saúde

 

CRIE SUA CONTA E ESTUDE DE GRAÇA

foto autor
Luiza Rocha
Jornalista com experiência em assessoria de imprensa na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sólida experiência na produção de conteúdo digital e MBA em redes sociais.

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