Como estudar com provas anteriores? Passo a passo inicial

Por: Nadjine Terhoch

Você sabia que estudar com provas anteriores pode acelerar seus resultados? Isso acontece pois, para conseguirmos assimilar e reter um determinado conteúdo, é necessário realizar o chamado “estudo ativo”, isto é, se envolver de fato com a matéria estudada.

E não importa se é para concurso público, Enem ou para os vestibulares mais concorridos do país, aproveitar provas anteriores é uma das melhores formas de testar seus conhecimentos, revisar o que foi aprendido ou aprender novos conteúdos — mesmo que você não saiba nada sobre eles.

Benefícios de estudar com provas anteriores

Além de conhecer quais foram as disciplinas exigidas nos editais, escolher as melhores técnicas e ferramentas de estudo pode otimizar os seus resultados. Veja alguns benefícios de estudar por questões de provas anteriores:

  • estudar por questões é uma das técnicas mais eficazes para potencializar o aprendizado, além de ser menos cansativo e um ótimo método para revisar conteúdos;
  • ao estudar por questões é possível ter mais clareza sobre como a banca examinadora funciona e, consequentemente, melhorar seu desempenho na hora da prova;
  • quem estuda por questões consegue testar a eficácia do seu aprendizado, monitorar e avaliar seu desempenho, além, claro, reajustar a rota sempre que necessário.

Gostou da ideia e quer aproveitar a estratégia nos seus estudos? Então você vai adorar o seguinte passo a passo. Acompanhe!

Selecione provas similares

É importante que você seja estratégico ao escolher os testes para resolver. Opte por provas anteriores para o mesmo cargo que você quer atuar, e da mesma banca organizadora.

Isso vai te ajudar a entender o perfil das questões que estarão presentes na sua prova, os conteúdos mais citados e também melhorar a sua performance nas questões de “pegadinhas”.

Resolva questões desde o início

É ideal que você comece a resolver questões já no início de seu processo de estudo para concurso público. Se aprender tudo primeiro e deixar para resolver questões só depois, pode descobrir que o foco de seus estudos está errado.

Isso pode te prejudicar e fazer você perder tempo em coisas que não fazem sentido no âmbito da prova. Além disso, estudar muito algo que você não vai utilizar pode te desgastar e desanimar para seguir em frente com seu cronograma.

Por isso, ao ler um assunto, separe questões daquela matéria para resolver e faça várias sobre o mesmo tema. Assim, já vai assimilando assuntos e descobrindo em que precisa se dedicar mais para aprender.

Analise as questões de forma estratégica

É importante que você leia e tente entender de onde vêm as perguntas, ou seja, quais  fontes essa organizadora está usando para redigir as questões. Desta forma, saberá em quais conteúdos deverá prestar mais atenção, e estudará um pouco mais.

Também note qual o nível das questões da sua prova. As perguntas são superficiais? É preciso de mais detalhamento para respondê-las? Isso vai ser o seu termômetro para saber até onde ir com seus estudos, e utilizar melhor o seu tempo com assuntos mais complexos.

Outra dica na hora da resolução de questões com uma descrição mais longa é procurar entender primeiro a pergunta abaixo do texto, assim, você já lê o conteúdo procurando a solução.

Estude com questões comentadas

Uma ótima ideia — e que auxilia muitos concurseiros — é o estudo por meio de questões comentadas por professores. Deste modo, pode sanar dúvidas e entender o processo lógico por trás das respostas.

E para isso você precisa conhecer a maior plataforma de estudo para concursos com mais de 300 mil questões comentadas por especialistas! Temos provas de inúmeras bancas de concursos de todo o Brasil.

Aqui no Tec Concursos você pode utilizar toda a praticidade para estudar para concurso público on-line, e acompanhar o seu desempenho nos simulados que você pode montar e personalizar!

Nadjine Terhoch

Jornalista