Blog Concurso Santa Cruz de Minas: salários de até R$ 8,9 mil

Concurso Santa Cruz de Minas: salários de até R$ 8,9 mil

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O Concurso Santa Cruz de Minas oferece 54 vagas imediatas para profissionais de diversos níveis de escolaridade, como: alfabetizados, nível médio e superior, com salário de R$1,5mil a R$8,9mil. O edital já conta com a data da prova e o resultado final. Fique por dentro!

Quer saber tudo sobre o assunto? Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção, como detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo!

Concurso Santa Cruz de Minas: informações importantes

Esta seleção terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, considerando a necessidade e conveniência da Administração Pública.

Dito isso, vamos às datas importantes que constam no cronograma do edital. Confira!

Inscrição entre os dias: 11/8 e 10/9/2025

Isenção: de 11 a 13/8/2025

Pagamento da taxa: até 11/9/2025

Prova objetiva: 19/10/2025

Resultado final: 12/12/2025 

Movimentações e linha do tempo

Você que está estudando para o Concurso Santa Cruz de Minas 2025 certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

Como fazer a inscrição no Concurso Santa Cruz de Minas 2025?

Os interessados devem fazer a inscrição entre os dias 11 de agosto e 10 de setembro de 2025 no site JCM Consultoria Municipal.

A taxa de inscrição é de R$60 (alfabetizado) R$90 (nível médio completo) e R$120 (nível superior). O boleto deve ser pago até o dia 11 de setembro de 2025.

Cargos, vagas e remunerações

Para esta seleção são ofertadas vagas para alfabetizados, nível médio completo e nível superior, conforme distribuição abaixo:

Cargo Vagas* CH Remuneração

Agente de Administração

1 40h R$1.553,20

Agente de Combate às Endemias

1 40h R$3.036,00

Assistente Social (Escola)

1 30h

R$3.945,16

Auxiliar Administrativo (CRAS)

1 40h

R$1.553,20

Auxiliar de Farmácia

1 40h

R$1.553,20

Auxiliar de Serviços Internos / Externos    

5 40h

R$1.553,20

Bibliotecário

1 40h

R$3.945,16

Contador    

1 40h

R$3.945,26

Cozinheiro

2 40h

R$1.553,20

Dentista    

1 20h

R$3.945,23

Enfermeiro

1 40h

R$3.945,16

Enfermeiro PSF

1 40h

R$3.945,23

Engenheiro Civil

1 20h

R$3.945,16

Farmacêutico Bioquímico

1 40h

R$3.945,16

Fiscal de Posturas    

1 40h

R$1.789,85

Fisioterapeuta

1 20h

R$2.740,50

Médico Cardiologista

1 10h

R$5.676,98

Médico Clínico Geral

1 20h

R$8.977,99

Médico Ginecologista

1 10h

R$5.676,98

Médico Ortopedista    

1 10h

R$5.676,98

Médico Pediatra

1 10h

R$5.676,98

Médico PSF

3 40h

R$4.774,53

Monitor Educacional

4 40h

R$1553,20

Nutricionista Escolar

1 20h

R$2.740,44

Oficial Especializado I - Encanador

2 40h

R$1.915,04

Operário II - Coveiro

1 40h

R$1.553,20

Professor de Educação Básica - Pré-Escolar e Séries Iniciais

4 24h

R$3.582,58

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Ciências

1 9h

R$35,81 hora/aula

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Geografia

1 9h

R$35,81 hora/aula

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - História    

1 9h

R$35,81 hora/aula

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Língua Inglesa

1 18h

R$35,81 hora/aula

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Matemática

1 10h

R$35,81 hora/aula

Professor de Educação Física    

2 12h

R$35,81 hora/aula

Psicólogo (CRAS)

1 40h

R$3.945,16

Psicólogo (Escola)

1 30h

R$3.945,16

Supervisor Pedagógico

2 40h

R$4.869,88

Técnico em Enfermagem

1 44h

R$2.065,36

*A distribuição de vagas está detalhada no edital de abertura do concurso.

Requisitos

Agente de Administração 

  • Ensino Fundamental Completo

Agente de Combate às Endemias

  • Ter concluído com aproveitamento, curso de formação inicial, com carga horária mínima de 40 horas;
  • Ensino Médio Completo.

Assistente Social (Escola) 

  • Curso Superior em Serviço Social;
  • Registro no órgão competente.

Auxiliar Administrativo (CRAS)

  • Ensino Médio Completo

Auxiliar de Farmácia

  • Ensino Fundamental Completo;
  • Conhecimentos básicos de informática.

Auxiliar de Serviços Internos / Externos

  • Alfabetizado

Bibliotecário

  • Formação em Curso Superior de graduação em Biblioteconomia;
  • Registro no Conselho Regional Competente

Contador

  • Curso Superior em Ciências Contábeis; 
  • Registro no CRC.

Cozinheiro

  • Ensino Fundamental Completo

Dentista

  • Curso Superior em Odontologia;
  • Registro no CRO.

Enfermeiro

  • Curso Superior em Enfermagem;
  • Registro no COREN.

Enfermeiro PSF

  • Curso Superior em Enfermagem;
  • Registro no COREN.

Engenheiro Civil

  • Curso Superior em Engenharia Civil;
  • Registro Profissional no CREA.

Farmacêutico Bioquímico

  • Curso Superior em Farmácia Bioquímica;
  • Registro no CRF.

Fiscal de Posturas

  • Ensino Médio Completo

Fisioterapeuta

  • Curso Superior em Fisioterapia;
  • Registro no conselho competente.

Médico Cardiologista

  • Curso Superior de Medicina;
  • Registro da Especialidade de Cardiologia no CRM

Médico Clínico Geral 

  • Curso Superior de Medicina;
  • Registro da Especialidade de Clínico Geral no CRM.

Médico Ginecologista

  • Curso Superior de Medicina;
  • Registro da Especialidade de Ginecologia no CRM

Médico Ortopedista

  • Curso Superior de Medicina;
  • Registro da Especialidade de Ortopedia no CRM

Médico Pediatra 

  • Curso Superior de Medicina;
  • Registro da Especialidade de Pediatria no CRM.

Médico PSF

  • Curso Superior de Medicina;
  • Registro da Especialidade de Clínico Geral no CRM.

Monitor Educacional

  • Ensino Médio Completo
  • Nutricionista Escolar
  • Ensino Superior em Nutrição e Registro no Conselho competente

Oficial Especializado I - Encanador 

  • Alfabetizado

Operário II - Coveiro 

  • Alfabetizado

Professor de Educação Básica - Pré-Escolar e Séries Iniciais 

  • Formação em curso superior de graduação plena com habilitação específica; ou curso normal superior, admitida como formação mínima a obtida em nível médio, na modalidade normal, para o exercício da docência na educação infantil e/ou séries iniciais ou finais do ensino fundamental.

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Ciências

  • Formação de curso superior de graduação plena correspondente a área do conhecimento específico, nos termos da lei vigente, para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Geografia

  • Formação de curso superior de graduação plena correspondente a área do conhecimento específico, nos termos da lei vigente, para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - História 

  • Formação de curso superior de graduação plena correspondente a área do conhecimento específico, nos termos da lei vigente, para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Língua Inglesa

  • Formação de curso superior de graduação plena correspondente a área do conhecimento específico, nos termos da lei vigente, para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Matemática 

  • Formação de curso superior de graduação plena correspondente a área do conhecimento específico, nos termos da lei vigente, para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental

Professor de Educação Física 

  • Formação de curso superior de graduação plena correspondente a área do conhecimento específico, nos termos da lei vigente, para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental

Psicólogo (CRAS)

  • Superior completo em Psicologia e registro no CRP

Psicólogo (Escola)

  • Curso Superior em Psicologia;
  • Registro no órgão competente

Supervisor Pedagógico

  • Superior Completo em Pedagogia ou pós graduação em Supervisão Escolar

Técnico em Enfermagem

  • Ensino Médio Completo;
  • Curso Técnico em Enfermagem com registro no COREN.

Atribuições

Agente de Administração 

  • Executar trabalhos auxiliares referentes à contabilidade da prefeitura;
  • Executar trabalhos auxiliares relativos à secretaria da prefeitura;
  • Executar trabalhos auxiliares relativos ao setor de pessoal;
  • Executar trabalhos auxiliares relativos ao setor de tributação;
  • Executar trabalhos auxiliares relativos a tesouraria;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Agente de Combate às Endemias

  • O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado:
  • Desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde;
  • Realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica;
  • Identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável;
  • Divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas;
  • Realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças;
  • Cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças;
  • Execução de ações de prevenção e controle de doenças, com a utilização de medidas de controle químico e biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores;
  • Execução de ações de campo em projetos que visem a avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças;
  • Registro das informações referentes às atividades executadas, de acordo com as normas do SUS;
  • Identificação e cadastramento de situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada principalmente aos fatores ambientais;
  • Mobilização da comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores;
  • Desenvolver outras atividades correlatas.

Assistente Social (Escola) 

  • Prestar assistência as pessoas carentes necessitadas, bem como aos servidores do Município e seus dependentes;
  • Levantar e cadastrar as pessoas carentes do Município, fornecendo ao setor competente da Prefeitura, a relação das mesmas, para que as mesmas possam ser assistidas;
  • Executar outras tarefas compatíveis com sua profissão;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior;
  • Identificar e classificar alunos que vivem em situação de risco e que estejam apresentando baixo rendimento escolar;
  • Executar visitas periódicas as famílias por classificação, visando identificar as causas do baixo rendimento do aluno;
  • Produzir relatórios individuais sobre as visitas, visando o assessoramento ao Psicólogo, a Direção Pedagógica e a Direção Disciplinar Escolar;
  • Sugerir intervenções sociais junto à família do aluno assistido;
  • Estar comprometido com o crescimento social de cada aluno da Escola Luzia Ferreira;
  • Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegadas.

Auxiliar Administrativo (CRAS)

  • Prestar informações às famílias usuárias do CRAS;
  • Auxiliar o superior hierárquico na supervisão de tarefas, bem como na execução;
  • Mediar processos grupais do serviço socioeducativo, sob orientação do técnico de referência do CRAS;
  • Identificar e encaminhar casos para o serviço socioeducativo, para famílias ou para acompanhamento individualizado;
  • Participar de reuniões sistemáticas de planejamento e avaliação do processo de trabalho com a equipe de referência do CRAS;
  • Participar das atividades de capacitação da equipe de referência do CRAS;
  • Coletar e processar dados e informações;
  • Elaborar relatórios gerais e parciais:
  • Redigir qualquer modalidade de expediente administrativo, financeiro e serviços em geral:
  • Executar outras atividades correlatas ao cargo.

Auxiliar de Farmácia

  • Definir local para a exposição dos medicamentos
  • Zelar pela limpeza do ponto de exposição dos medicamentos
  • Transportar medicamentos
  • Examinar as condições dos medicamentos na área de exposição (validade e estado físico)
  • Recolher medicamentos violados, fora de lugar ou com validade vencida
  • Listar medicamentos para reposição
  • Requisitar medicamentos em falta
  • Receber medicamento
  • Conferir medicamentos mediante nota fiscal e pedido
  • Estocar medicamentos
  • Preencher relatórios
  • Prestar um atendimento cordial a população do município, respeitando a prescrição médica e as legislações pertinentes
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Auxiliar de Serviços Internos / Externos

  • Fazer e discutir café, lanches e merendas em horários pré-fixados, recolhendo os utensílios utilizados, promovendo a sua limpeza e cuidando para evitar danos e perdas materiais.
  • Realizar a limpeza dos órgãos públicos municipais, zelando pela boa organização dos serviços para evitar danos e perdas de materiais.
  • Limpar dependências de órgãos porventura conveniados com a Prefeitura, como Delegacia de Polícia, Postos de Saúde, etc.
  • Realizar serviços auxiliares no órgão municipal de educação.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Bibliotecário

  • Classificar, catalogar e indexar livros, teses, periódicos e outras publicações, bem como mapotecas, bibliografias e referências;
  • Elaborar estudos, análises, relatórios e bibliografias sobre assuntos compreendidos no seu campo profissional, por meio de planejamento, implantação e orientação de trabalhos relativos às atividades biblioteconômicas, bibliográficas e documentológicas;
  • Orientar consulentes em pesquisas bibliográficas e na escolha de publicações;
  • Realizar as demais atividades inerentes à profissão.

Contador

  • Supervisionar, coordenar e executar trabalhos relacionados a contabilidade do Município;
  • Fornecer dados para a elaboração do orçamento-programa;
  • Acompanhar a execução orçamentária do Município;
  • Participar de trabalhos de tomadas de contas dos responsáveis por bens ou valores do Município;
  • Orientar, do ponto de vista contábil, o levantamento dos bens patrimoniais do Município;
  • Fazer levantamentos e elaborar relatórios patrimoniais do Município;
  • Emitir pareceres sobre abertura de créditos adicionais e alterações orçamentárias,
  • Examinar processos e emitir pareceres.
  • Prestar assessoramento ao Prefeito e outras autoridades municipais em assuntos de sua competência.
  • Orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Cozinheiro

  • Preparar e distribuir, as alimentações determinadas pela Nutricionista, aos alunos da Unidades Educacionais onde atua, nos horários definidos para esta ação e com a boa qualidade necessária ou em outra Secretaria quando designado;
  • Preparar e servir café e pequenos lanches a visitantes e servidores das Unidades Educacionais onde atua ou em outra Secretaria quando designado;
  • Acompanhar o consumo, validade e o estoque de alimentos, materiais de limpeza e outros itens relacionados com seu trabalho (Gás, utensílios, etc.), comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso, ou de troca quando houver perda dos mesmos;
  • Solicitar a reposição de material necessário para sua utilização e mantê-los sempre em boas condições de uso;
  • Manter o local de trabalho, limpo, organizado e conservado;
  • Participar de reuniões para tratar de assuntos referentes à sua área de trabalho, quando convocado pela Direção;
  • Compor Comissões quando designado;
  • Cumprir a jornada de trabalho definida para seu cargo, com muito rigor e exatidão, mesmo em dia que não haja aula;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Dentista

  • Atribuições inerentes a qualificação profissional;
  • Atividades de natureza especializada, envolvendo a realização de exames, diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos de afecções e anomalias dentárias dos servidores municipais e da população em geral;
  • Estudos de planos e programas que visem a adoção no Município de medidas de proteção à saúde dentária da população urbana, rural e em especial as crianças em idade escolar;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Enfermeiro

  • Atribuições inerentes a qualificação profissional;
  • Supervisionar, orientar e dirigir os serviços dos auxiliares de Enfermagem e dos auxiliares de serviços médicos e odontológicos;
  • Executar atividades que se relacionem com planos, programas, normas, regulamentos e instruções sobre preservação e recuperação da saúde dos servidores da Prefeitura e da população em geral;
  • Participar de campanhas de prevenção de acidentes e doenças e da promoção de medidas profiláticas;
  • Organizar, manter e controlar o estoque de medicamentos, instrumentos e materiais necessários à prestação de serviços médicos;
  • Ministrar remédios prescritos pelos médicos;
  • Colaborar em atividades de educação sanitária e divulgação de conhecimentos que visem à prevenção de doença do trabalho;
  • Colaborar na execução de programas de treinamento em geral na área de saúde;
  • Apresentar relatórios e estatísticas de suas atividades, quando necessário;
  • Participar de programas interdisciplinares de alcance social, quando lotado em Centro Comunitário;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Enfermeiro PSF

  • Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
  • Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), observadas as disposições legais da profissão;
  • Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS
  • Supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem;
  • Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar de Enfermagem, ACD e THD; e Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Engenheiro Civil

  • Executar e/ou supervisionar trabalhos topográficos e geodésicos e estudar projetos emitindo o respectivo parecer;
  • Projetar e fiscalizar todas as obras municipais;
  • Projetar, dirigir e fiscalizar a construção de estradas de ferro e de rodagem, bem como obras de captação e abastecimento de água, de drenagem, de irrigação e de saneamento urbano e rural;
  • Projetar, fiscalizar e dirigir trabalhos de construções, reformas e urbanismo em geral;
  • Realizar perícias e fazer arbitramento;
  • Emitir pareceres, relatórios e laudos;
  • Projetar e executar ações relacionadas à regularização fundiária urbana e rural;
  • Participar da elaboração de planos de trabalho e outros documentos necessários para obtenção de recursos junto às
  • Secretarias de Estado e Ministérios (transferências voluntárias);
  • Coletar, agrupar dados, analisar, construir indicadores e informar às Secretarias;
  • Elaborar projetos técnicos, planilhas, cronogramas, dentre outros;
  • Emitir anotação do responsável técnico da obra ou serviço – ART;
  • Executar o preenchimento dos sistemas informatizados de obras e convênios estaduais e federais, incluindo Geobras e Sisobras, ficando responsável tecnicamente pelos mesmos;
  • Manter controle sobre a validade dos convênios, contratos e termos aditivos;
  • Acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos e convênios em tramitação;
  • Cumprir as normas estabelecidas nas Instruções Normativas do TCE/MG no que diz respeito a convênios, contratos e instrumentos congêneres;
  • Participar de comissões instituídas pelo Município e para as quais for designado, em especial a Defesa Civil;
  • Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegadas.

Farmacêutico Bioquímico

  • Coordenar, preparar e executar análises laboratoriais físico-químico, realizar exames, coordenar a farmácia do município assumindo a responsabilidade técnica da mesma;
  • Atribuições inerentes à qualificação profissional;
  • Atividades de natureza especializada envolvendo a realização de exames em geral, avaliando tratamento clínico e cirúrgico da população carente em geral, alunos de rede escolar, servidores públicos e seus dependentes;
  • Executar tarefas mais complexas de farmácia atendendo as necessidades dos pacientes;
  • Cumprir a lei, manter a dignidade e a honra da profissão e observar o seu código de ética;
  • Não dedicar-se a nenhuma atividade que venha a trazer descrédito à profissão;
  • Respeitar a vida humana, não cooperando com atos que intencionalmente atentam contra ela, ou que coloque em risco sua atividade física ou psíquica;
  • Respeitar o direito do usuário de conhecer o medicamento que lhe é dispensado e de decidir sobre a sua saúde e bem-estar;
  • Assumir com visão social, sanitária e política, seu papel na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da farmácia;
  • Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área, desempenhar cargo ou função política;
  • Informar e assessorar ao paciente sobre a utilização correta do medicamento;
  • Aconselhar e prescrever de livre dispensação nos limites da atenção primária a saúde;
  • Observar sempre, com rigor científico, qualquer tipo de medicina alternativa, procurando melhorar a assistência ao paciente;
  • Atualizar e ampliar seus conhecimentos técnicos-científicos e sua cultura geral, visando ao bem público e a efetiva prestação de serviços ao ser humano, observando as normas e princípios do Sistema Nacional de Saúde, em especial quanto à atenção primária da saúde;
  • Utilizar os meios de comunicação a que tenha acesso para prestar esclarecimento, conceder entrevistas ou palestras com finalidade educativa e de interesse social;
  • Selecionar, com critério e escrúpulos, e nos limites da lei, os auxiliares para o exercício de sua atividade;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante a necessidade da rede de saúde do Município.

Fiscal de Posturas

  • Fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas Municipal, e leis correlatas aplicando todas as medidas cabíveis nos casos de descumprimento;
  • Emitir notificações e lavrar Autos de Infração e Imposição de Multa e de Apreensão, cientificando formalmente o infrator, bem como requisitar o auxílio de força pública ou requerer ordem judicial, quando indispensável à realização de diligências ou inspeções;
  • Auxiliar na elaboração do relatório geral de fiscalização;
  • Manter a chefia permanentemente informada a respeito das irregularidades encontradas, mediante a emissão de relatórios periódicos de atividades;
  • A fiscalização de normas municipais, estaduais ou federais repassadas ao município mediante convênios, relacionadas ao zoneamento, urbanização, meio ambiente, direitos e defesa do consumidor, transportes, edilícias e de posturas em geral e aquelas atividades de fiscalização relacionadas ao poder de polícia administrativa;
  • Solicitar, à Secretaria competente, a vistoria de obras que lhe pareçam em desacordo com as normas vigentes; e
  • O acompanhamento e fiscalização das feiras livres, verificando o cumprimento das normas relativas a localização, instalação, horário e organização;
  • Receber e conferir as mercadorias apreendidas e armazená-las em depósito público, restituindo-as, mediante o cumprimento das exigências da lei, inclusive com o pagamento do imposto e das multas devidas, se for o caso;
  • Embargar, interditar e lacrar eventos irregulares;
  • Verificar o horário de fechamento e abertura do comércio em geral, e de outros estabelecimentos;
  • Efetuar vistoria prévia para concessão de inscrição municipal e alvarás;
  • Embargar, interditar e lacrar estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços;
  • Fazer o cadastramento e o controle de loteamentos clandestinos e irregulares e outros assentamentos informais;
  • Realizar diligências e plantões de fiscalização que forem necessários para coibir invasão de áreas públicas e edificação ou ocupação em áreas sem autorização de parcelamento do solo e relatórios sobre as atividades assim efetuadas;
  • Informar processos referentes à ocupação e parcelamento clandestino ou irregular do solo urbano;
  • Propor a realização de inquéritos ou sindicâncias que visem salvaguardar o interesse público na regularização fundiária;
  • Inspecionar, de acordo com a legislação em vigor, todas as áreas com risco de ocupação clandestina ou irregular e impedir atividades que identifiquem tais objetivos;
  • Fiscalizar e dar atendimento às reclamações de poluição visual (faixas, cartazes, outdoors, painéis, etc.), e poluição sonora (carros de som, som em veículos particulares, em estabelecimentos comercias, etc.), poluição atmosférica (chaminé, marmorarias, queimadas, etc.), poluição do solo, poluição da água, etc., emissão de laudos de vistoria e pareceres acerca de assuntos ambientais e aferição de ruídos nos termos das normas da ABNT – Associação
  • Brasileira de Normas Técnicas;
  • Fiscalizar a ocorrência de degradação ambiental em APP – áreas de preservação permanente (deposição irregular de resíduos, desmatamento, lançamento irregular de efluentes, etc.);
  • Fiscalizar as empresas terceirizadas que prestam serviços públicos de coleta de resíduos sólidos, domiciliares, de saúde, varrição de ruas, avenidas, praças e demais serviços correlatos para o Município;
  • Vistoriar e conferir imóveis (edificados ou não), prestar informações para expedição de alvará de construção, de autorização de desdobro, de unificação, de anexação de terrenos, de transferências de alvarás, de habite-se e de certidões de andamento de obras;
  • Acompanhar e vistoriar obras com alvarás expedidos, conferindo com os projetos e memoriais descritivos aprovados pelo órgão próprio;
  • Percorrer as vias públicas e fiscalizar quadras e lotes sob sua responsabilidade, detectando obras que não possuem o respectivo alvará de construção ou reconstrução;
  • Fiscalizar a colocação de tapumes e bandejas (plataformas de segurança), telas de vedação externa e outros anteparos exigidos por lei;
  • Embargar obras que não estiverem licenciadas por alvará de construção ou que estiverem em desacordo com o projeto autorizado;
  • Acompanhar arquitetos e engenheiros nas inspeções e vistorias realizadas em sua área de competência e atuação;
  • Verificar e orientar o cumprimento das normas municipais e da regulamentação urbanística concernente a ocupação e parcelamento do solo, bem como de edificações particulares;
  • Fiscalizar a limpeza de terrenos baldios, construção de muro e passeio públicos, obstáculos em vias de trânsito de pedestres e colocação de caçambas;
  • Fiscalizar o escoamento de concreto e terra em via pública, bem como a retirada de terra em áreas do Município;
  • Fiscalizar a pintura de guias em via pública, a limpeza de imóveis abandonados, a poda de árvores, bem como a sua erradicação;
  • Desempenhar outras atividades que vierem a ser determinadas pela Administração Municipal.
  • Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegadas.

Fisioterapeuta

  • Propor o desenvolvimento de atividades físicas e práticas corporais, especialmente com grupos existentes no território, tais como hipertensos, diabéticos e terceira idade, etc.
  • Incentivar a criação de espaços de inclusão social.
  • Propor a recuperação de vítimas de agravos.
  • Apoiar as equipes no acompanhamento de idosos, com problemas de locomoção e acamados.
  • Orientar e informar a equipe sobre cuidados com pessoas com deficiência, e orientar profissional, pacientes e familiares sobre posicionamento e atividades da vida diária.
  • Exercer quaisquer outras atribuições que vierem a ser estabelecidas pelo chefe imediato inerentes às suas funções.

Médico Cardiologista

  • Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento.
  • Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Cardiologia e Clínica
  • Geral, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica.
  • Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral.
  • Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença.
  • Prestar atendimento de urgência em Cardiologia e clínica geral.
  • Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínico, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção prevenção e recuperação da saúde da coletividade.
  • Coordenar atividades médicas institucionais a nível local.
  • Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral ao munícipe.
  • Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde.
  • Grau máximo de responsabilidade imprescindíveis à função.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Médico Clínico Geral 

  • Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento;
  • Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Clínica Geral, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica;
  • Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral;
  • Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença;
  • Prestar atendimento de urgência em clínica geral;
  • Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção, prevenção e recuperação da saúde da coletividade;
  • Coordenar atividades médicas institucionais a nível local;
  • Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral aos munícipes;
  • Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde;
  • Grau máximo de responsabilidades imprescindíveis à função;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Médico Ginecologista

  • Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento.
  • Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou
  • terapêutica.
  • Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral.
  • Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença.
  • Prestar atendimento de urgência em ginecologia.
  • Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção prevenção e recuperação da saúde da coletividade.
  • Coordenar atividades médicas institucionais a nível local.
  • Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral aos munícipes.
  • Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde.
  • Grau máximo de responsabilidades imprescindíveis à função.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Médico Ortopedista

  • Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento.
  • Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Pediatria, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica.
  • Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral.
  • Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença.
  • Prestar atendimento de urgência de pediatria em geral.
  • Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção prevenção e recuperação da saúde da coletividade.
  • Coordenar atividades médicas institucionais a nível local.
  • Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral aos munícipes.
  • Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde.
  • Grau máximo de responsabilidades imprescindíveis à função.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Médico Pediatra 

  • Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento.
  • Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Pediatria, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica.
  • Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral.
  • Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença.
  • Prestar atendimento de urgência de pediatria em geral.
  • Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção prevenção e recuperação da saúde da coletividade.
  • Coordenar atividades médicas institucionais a nível local.
  • Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral aos munícipes.
  • Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde.
  • Grau máximo de responsabilidades imprescindíveis à função.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Médico PSF

  • Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
  • Realizar consultas clínicas e procedimentos na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
  • Realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, gineco obstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos;
  • Encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra referência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência;
  • Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário;
  • Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD; e
  • Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Monitor Educacional

  • Assessorar o professor em todas as suas atribuições;
  • Cuidar e zelar pela integridade dos alunos, desde a sua chegada, permanência e saída da escola;
  • Controlar a entrada e saída dos alunos e também das demais pessoas que procurarem a escola;
  • Realizar atividades recreativas e trabalhos educacionais com crianças através de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens;
  • Acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada, bem como oferecer mamadeira aos bebês, tomando os devidos cuidados com o regurgito;
  • Cuidar, estimular e orientar as crianças na aquisição de hábitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes e solicitar a limpeza do ambiente quando necessário para garantir a higiene do local de permanecia das crianças;
  • Observar o comportamento das crianças durante o período de repouso e no desenvolvimento das atividades diárias, prestando os primeiros socorros, quando necessário e/ou relatando as ocorrências não rotineiras à chefia imediata, para providências subsequentes;
  • Administrar medicamentos conforme prescrição médica, quando necessário, desde que solicitado pelos pais e/ou responsáveis, sendo que uma cópia da receita médica ser arquivada nas fichas individuais dos alunos,
  • Garantir a segurança das crianças na unidade educacional;
  • Cuidar do ambiente e dos materiais utilizados no desenvolvimento das atividades, organizando os objetos de uso pessoal das crianças;
  • Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas.

Nutricionista Escolar

  • Assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar;
  • Identificar e analisar hábitos alimentares e deficiências nutritivas dos alunos na rede pública de ensino;
  • Compor cardápios e dietas das Unidades Escolares seguindo ainda as orientações do PNAE;
  • Acompanhar a observância dos cardápios e dietas estabelecidas para avaliar a sua eficácia;
  • Elaborar programas que visem difundir nos alunos hábitos alimentares mais adequados;
  • Orientar a compra, estocagem, preparação e distribuição de gêneros alimentícios;
  • Elaborar programas de alimentação básica para os estudantes da rede escolar municipal, bem como creches e unidades escolares onde é servido refeições;
  • Assinar como nutricionista responsável técnico (RT);
  • Acompanhar o consumo, validade e o estoque de alimentos, e itens relacionados com seu trabalho, devendo ainda comunicar o superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso, ou de troca quando houver perda dos mesmos;
  • Participar de reuniões para tratar de assuntos referentes à sua área de trabalho, quando convocado pela Direção;
  • Cumprir a jornada de trabalho definida para seu cargo, com muito rigor e exatidão, mesmo em dia que não haja aula;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Oficial Especializado I - Encanador 

  • Executar serviços de manutenção hidráulica nos próprios municipais;
  • Executar tarefas de bombeiro e encanador;
  • Executar trabalhos diversos no almoxarifado da Prefeitura;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Operário II - Coveiro 

  • Executar trabalhos de sepultamentos e arrumação de túmulos no cemitério municipal;
  • Fazer a manutenção dos cemitérios e velórios;
  • Atender ao público com presteza;
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Professor de Educação Básica - Pré-Escolar e Séries Iniciais 
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;

Descrição Analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Ciências
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;

Descrição Analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Geografia
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;

Descrição Analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - História 
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;

Descrição Analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Língua Inglesa
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;

Descrição Analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Professor de Educação Básica - Séries Finais do Ensino Fundamental - Matemática 
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;

Descrição Analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Professor de Educação Física 
Descrição Sintética

  • Orientar a aprendizagem do aluno;
  • Participar do processo de planejamento escolar;
  • Organizar as atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

Descrição analítica

  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Elaborar e cumprir o planejamento anual e diário segundo o Projeto Político-Pedagógico da Escola;
  • Manter atualizados os registros nos Diários de Classe;
  • Fazer um diagnóstico da realidade de sua classe e estabelecer uma proposta que busque desenvolver a aprendizagem do aluno;
  • Zelar pelo rendimento escolar dos alunos;
  • Manter a Direção da Escola e os pais informados quanto ao rendimento escolar dos alunos;
  • Cumprir as normas regimentais do sistema de avaliação da escola para implementar estratégias de recuperação preventiva para os alunos de menor rendimento e organizar registros de observação dos mesmos;
  • Realizar trabalho integrado com apoio pedagógico;
  • Participar dos períodos dedicados ao estudo, planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
  • Integrar órgãos complementares da escola;
  • Executar tarefas afins com a educação;
  • Cumprir o Calendário Escolar estabelecido pela SMED e pela escola (dias letivos e horas-aula, reuniões pedagógicas, CPM, administrativas, projetos especiais, atividades extraclasse, etc.);
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Psicólogo (CRAS)

  • Fornecer suporte às famílias do CRAS em conformidade com a presente lei;
  • Acolher e ofertar informações;
  • Realizar encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS;
  • Mediar processos grupais do serviço socioeducativo para famílias;
  • Realizar atendimento individualizado e visitas domiciliares às famílias referenciadas ao CRAS;
  • Desenvolver atividades coletivas e comunitárias no território;
  • Assessorar serviços socioeducativos desenvolvidos no território;
  • Acompanhar famílias em descumprimento de condicionalidades;
  • Alimentar sistema de informação;
  • Registrar ações desenvolvidas;
  • Planejar o trabalho de forma coletiva;
  • Articular ações que potencializem as boas experiências no território de abrangência;
  • Exercer demais atividades inerentes ao cargo, regulamentadas pelo conselho de classe;
  • Priorizar as orientações da NOB/SUAS, PNAS e Orientações Técnicas de Implantação do CRAS.
  • Executar outras atividades correlatas ao cargo.

Psicólogo (Escola)

  • Participar do planejamento global de programas, projetos e campanhas de saúde pública desenvolvidos no Município e no ambiente escolar, dentro da sua área de competência;
  • Planejar e viabilizar as políticas de atenção à criança e adolescente em situação de risco, fazendo um estudo de avaliação das demandas (via pedidos, visitas às regiões, jornais e denúncias de moradores), para garantir os direitos da criança e do adolescente;
  • Fazer intervenções em que haja necessidade da presença do psicólogo junto às famílias e comunidade, utilizando os conhecimentos adquiridos para a reorganização familiar;
  • Estruturar baterias de testes psicológicos para processos seletivos, baseando-se no catálogo de cargos da organização;
  • Aplicar e ou orientar a aplicação de testes psicológicos, valendo-se das técnicas específicas, para analisar os resultados dos candidatos aos cargos propostos;
  • Elaborar laudos psicológicos e pareceres técnicos, baseando-se no processo de coleta de dados para cada caso proposto;
  • Participar de trabalhos junto com médicos, assistentes sociais e outros profissionais, para tratar de casos relativos à adaptação ao trabalho;
  • Realizar entrevistas complementares;
  • Prestar serviços à população, através de atendimento clínico individual, reuniões educativas, grupo-terapias;
  • Atender aos pacientes dos programas de aleitamento materno, gestantes, saúde mental e DST/Aids (doenças sexualmente transmissíveis), para a melhoria da qualidade de vida;
  • Cumprir demais objetivos afins.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior;
  • Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, utilizando os conhecimentos da Psicologia;
  • Desenvolver uma concepção de Psicologia voltada ao compromisso social;
  • Propor uma concepção do fracasso escolar não como um processo individual;
  • Mediar os processos de reflexão sobre as ações educativas a partir da atuação com os diversos profissionais da educação;
  • Propor e apoiar a construção de novas alternativas sociais para auxiliar na administração de possíveis deficiências escolares;
  • Compreender e elucidar os processos de desenvolvimento biopsicossocial dos envolvidos com a escola;
  • Compreender e elucidar os processos diferenciados de desenvolvimento da aprendizagem (aprender a aprender de cada aluno e de cada professor;
  • Compreender e clarificar a construção da subjetividade (construção do eu) em cada ambiente educacional;
  • Cultivar o enfoque preventivo: trabalhar as relações interpessoais na escola, visando a reflexão e conscientização de funções, papeis e responsabilidades dos envolvidos;
  • Buscar ser o mediador do processo reflexivo e não o solucionador de problemas;
  • Estimular a tomada de consciência do indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade;
  • Estar comprometido com o crescimento social de cada aluno da Escola Luzia Ferreira;
  • Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegadas.

Supervisor Pedagógico

Descrição Sintética

  • Executar atividades específicas de planejamento, orientação, assessoria e acompanhamento pedagógico no âmbito das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Descrição Analítica

  • Propor medidas visando ao desenvolvimento dos aspectos qualitativos do ensino;
  • Participar de projetos de pesquisa de interesse do ensino;
  • Participar da elaboração, execução e avaliação de projetos de treinamento, visando a atualização do magistério;
  • Integrar o colegiado escolar;
  • Detectar aspectos a serem redimensionados, estimulando a participação do corpo docente na identificação de causas e na busca de alternativas e soluções;
  • Coordenar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico, envolvendo toda a Comunidade Escolar, bem como sua operacionalização e avaliação global;
  • Elaborar o Calendário da Escola de acordo com as orientações emanadas pela SMED e com o Projeto Político Pedagógico;
  • Participar da distribuição das turmas e da organização da carga horária;
  • Acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem através do Planejamento e Diários de Classe do Professor (em consonância com os Planos de Estudos e Projeto Político-Pedagógico da Escola), dos cadernos dos alunos e dos resultados das avaliações;
  • Coordenar reuniões pedagógicas e de Conselhos de Classe, seminários, encontros, palestras, sessões de estudo;
  • Manter-se atualizado sobre a legislação do ensino, visando orientar os professores e Direção da Escola quanto à sua aplicação;
  • Participar de reuniões promovidas pela SMED ou demais órgãos e instituições da Comunidade, quando solicitado;
  • Dinamizar o processo de integração família-escola-comunidade;
  • Orientar e supervisionar atividades e diagnósticos, controle e verificação do rendimento escolar;
  • Assessorar e orientar o professor quanto ao planejamento, métodos, técnicas e avaliação escolar com vistas à melhoria da qualidade do ensino;
  • Estimular a efetivação de mudanças no ensino;
  • Assessorar a direção da escola na operacionalização de planos, programas e projetos;
  • Participar da definição de políticas, programas e projetos das esferas Federal, Estadual e Municipal;
  • Cumprir as disposições legais, as determinações de órgãos superiores e as constantes no regimento escolar.

Técnico em Enfermagem

  • Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
  • Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; e
  • Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
  • Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

Edital Concurso Santa Cruz de Minas 2025: etapas

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em saber mais sobre as etapas e fases desta seleção, correto? Sendo assim, vamos descrevê-las abaixo, conforme o cargo, acompanhe!

Etapa/Fase Descrição Caráter

Fase 1

Prova objetiva

Eliminatório e classificatório

Fase 2 Prova de Títulos Classificatório
Fase 3 Prova Prática Eliminatório

Prova objetiva

Na primeira etapa, você deverá resolver as 30 questões da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que serão distribuídas entre as disciplinas listadas abaixo:

Alfabetizado:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;

Ensino Médio Completo:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico; 
  • Legislação Federal;

Ensino Superior:

  • Conhecimentos Específicos;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico; 
  • Legislação Federal;

Esta etapa valerá 100 pontos, mas atenção! Será eliminado o candidato que não obtiver, pelo menos, 50 pontos da prova objetiva e/ou zerar qualquer das disciplinas que a compõem.

Por fim, fique de olho nas datas! A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 19 de outubro de 2025.

Estude de forma direcionada! A plataforma do TEC tem mais de 3 milhões questões específicas para as provas.

Como estudar para concurso público?

Já deu para notar que a preparação para concursos começa muito antes do edital ser publicado, não é mesmo? Isso porque, as provas, muito provavelmente, não serão nada fáceis.

No entanto, é totalmente possível estudar para concurso público de forma muito eficaz mesmo após a publicação do edital. Para isso:

  1. defina um objetivo específico;
  2. monte um plano de estudos com base nos assuntos cobrados no edital;
  3. crie uma rotina, não apenas de estudos, mas para a sua vida;
  4. cuide da sua saúde física e mental;
  5. faça revisões periódicas;
  6. escolha boas ferramentas de apoio;
  7. estude por questões específicas para o concurso que você escolheu.

Por fim, uma orientação extra, mas muito relevante: não desanime!

Vítor Menezes, sócio-fundador do Tec Concursos, disse certa vez que concurso público é uma maratona, uma corrida. É uma competição de longo prazo onde você vai, um pouquinho todo dia, estudando devagar, mas de forma consistente.

Agora, se você quiser acelerar seus resultados, que tal estudar de uma forma um pouco diferente? Acompanhe!

Comece a estudar por questões de provas anteriores

Mencionamos no tópico anterior que estudar por questões é uma das formas de estudar que proporcionam maior eficácia, mas você sabia que essa é uma das melhores estratégias para aprender e reter o conteúdo estudado?

Isso acontece, pois o estudo reverso, como o método também é conhecido, potencializa o aprendizado e permite que ele seja metrificado. Ou seja, você consegue medir seu conhecimento em determinado conteúdo.

Além disso, ao estudar por questões de concursos é possível ter mais clareza sobre como a banca examinadora funciona e, consequentemente, melhorar seu desempenho na hora da prova. Dessa forma, ao monitorar e avaliar seu progresso, fica mais fácil ajustar a rota sempre que necessário.

Por fim, estudar por questões de provas anteriores costuma ser bem menos cansativo, uma vez que torna o aprendizado mais dinâmico, além de ser excelente para revisar conteúdos de forma rápida e eficiente.

Estude com o Tec Concursos

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  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
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Não perca nenhuma oportunidade! A lista de concursos abertos no Brasil está em constante atualização. Isso acontece pois os editais são publicados de acordo com a necessidade dos órgãos e disponibilidade orçamentária. Veja também quais são os concursos previstos para 2025 e inicie agora mesmo a sua preparação.

Resumo do Concurso Santa Cruz de Minas

Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas MG

Situação atual: edital publicado
Vagas: 54
Cargos: diversos
Escolaridade: alfabetizado, nível médio e nível superior
Remuneração: de R$1.553,20 a R$8.977,99
Banca: JCM Consultoria Municipal
Inscrição: de 11/8 a 10/9/2025
Taxa: R$60, R$90 e R$120
Prova: 19/10/2025

Edital Concurso Santa Cruz de Minas 2025

 

CRIE SUA CONTA E ESTUDE DE GRAÇA

foto autor
Luiza Rocha
Jornalista com experiência em assessoria de imprensa na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sólida experiência na produção de conteúdo digital e MBA em redes sociais.

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