Sobre o ÓrgãoA origem do Core-MG Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais está embasada no movimento da própria categoria para ser reconhecida como uma profissão de fato e de direito.
Com a sanção da Lei nº 4.886, em dezembro de 1965, foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais Confere, que se instalou em 10/03/66, na cidade do Rio de Janeiro, administrado e conduzido pelo Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, nome importantíssimo no contexto histórico da nossa classe.
No mesmo período instalou-se também o CORCESP Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo, ficando Minas Gerais como um escritório Regional do Conselho de São Paulo.
Entretanto, decorrido 20 (vinte) meses após a sanção da Lei 4.886/65, e, tendo sido criado o SIRCOM Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais, foi realizada a eleição, em setembro de 1967, para composição do Core-MG Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, com sua primeira diretoria sendo constituída por nomes importantes na história das Entidades Core-MG/Sircom, como Fábio Cardoso Feio, Fábio Moreira Figueiredo, Humberto da Silva Carvalho, Josaphat Américo Penna Mesquita, José Lemos da Silva Sobrinho, Oton Braz Perdigão e Paulo Boechat Borges e muitos outros, que hão de ficar registrados como grandes batalhadores pela criação e instalação do Sindicato e do Conselho no Estado de Minas Gerais.
Então estava criado no ano de 1967 o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, Core-MG, a fim de atender as necessidades, habilitar e fiscalizar o exercício da atividade de representação comercial.