1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Emprego das classes de palavras.
5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
5.5 Concordância verbal e nominal.
5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras.
6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.
1 Lei Orgânica do Distrito Federal.
1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal.
1.2 Organização do Distrito Federal.
1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal.
2 Lei Complementar Distrital nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais).
3 Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo).
4 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI).
5 Lei Complementar nº 395/2001 e suas alterações (organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal).
1 Avaliação psicológica e psicodiagnóstico.
1.1 Fundamentos e etapas da medida psicológica.
1.2 Instrumentos de avaliação.
1.2.1 Critérios de seleção, avaliação e interpretação dos resultados.
1.3 Técnicas de entrevista.
1.4 Laudos, pareceres e relatórios psicológicos, estudo de caso, informação e avaliação psicológica.
2 Psicopatologia.
2.1 Transtornos de humor.
2.2 Transtornos de personalidade.
2.3 Transtornos relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas.
2.4 Transtornos de ansiedade.
2.5 Transtorno do estresse pós-traumático.
2.6 Transtornos depressivos.
2.7 Transtornos fóbicos.
2.8 Transtornos psicossomáticos.
2.9 Transtornos somatoformes.
2.10 Esquizofrenia.
2.11 Outros transtornos psicóticos.
2.12 Estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão).
3 Psicologia da saúde.
3.1 Processo saúdedoença (doenças crônicas e agudas).
3.2 Impacto diagnóstico.
3.3 Processo de adoecimento.
3.4 Enfrentamento da doença e adesão ao tratamento.
3.5 Teorias e manejos do estresse.
3.6 Teorias e manejo da dor.
3.7 Estilos de enfrentamento.
3.8 Ações básicas de saúde.
3.8.1 Promoção.
3.8.2 Prevenção.
3.8.3 Reabilitação.
1 Gestão de pessoas nas organizações.
1.1 Sistemas modernos de gestão de recursos humanos.
1.1.1 Novos conceitos.
1.1.2 Ferramentas de gestão e estilos de liderança.
1.1.3 A negociação no contexto organizacional.
1.1.4 Gerenciamento da pluralidade nas empresas.
1.2 Planejamento estratégico da gestão de pessoas.
1.3 Competência interpessoal.
1.4 Gerenciamento de conflitos.
1.5 Clima e cultura organizacional.
2 Política de desenvolvimento organizacional.
2.1 O novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada.
2.1.1 Organizações de aprendizagem.
2.1.2 O desafio de aprender e os conceitos de talento.
2.1.3 Competências múltiplas e múltiplas inteligências.
2.2 Desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão e a interação desta atividade com as demais funções do processo de gestão de pessoas.
2.2.1 Elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas.
2.2.1.1 Fases, procedimentos, diagnóstico, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.
3 Psicodinâmica do trabalho e prevenção de saúde do trabalhador.
3.1 Atuação dos profissionais de recursos humanos junto às equipes multidisciplinares e interdisciplinares voltadas para a saúde do trabalhador dentro e fora do mundo do trabalho.
3.2 Prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações.
3.3 Ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho.
3.4 Relação entre trabalho, processos de subjetivação e processos de saúde e adoecimento relacionado ao trabalho.
3.5 Práticas grupais.
3.6 Atuação do psicólogo na interface saúde/trabalho/educação.
3.7 Psicologia de grupo e equipes de trabalho.
3.7.1 Fundamentos teóricos e técnicos sobre grupos, conflitos no grupo e resolução de problemas.
4 Gestão de pessoas no setor público.
4.1 Tendências e gestões atuais.
5 Avaliação e gestão de desempenho.
5.1 Gestão do conhecimento e gestão por competências, abordagens e ferramentas.
5.2 Distinção entre administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social.
5.3 Política de avaliação de desempenho individual e institucional.
6 Política de recrutamento e seleção.
6.1 Movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva.
6.2 Técnicas e processo decisório, fontes e meios de recrutamento.
6.3 Planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados do processo seletivo.
6.4 Rotação de pessoal e absenteísmo.
7 Política de promoção e planos de carreira.
7.1 Avaliação de cargos e salários, análise funcional.
8 Ética do psicólogo.
Um dos primeiros passos para iniciar uma rotina de estudos eficaz é organizar as disciplinas cobradas nas provas.
A fim de facilitar esse processo, preparamos um passo a passo de como criar um edital verticalizado para o concurso PG DF 2021, personalizado para a sua realidade.
Gostou da ideia? Então leia o artigo completo com essa e outras informações!