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Guias para o concurso
Criado em 27/12/2019

PG DF / 2021 Analista Jurídico   - Administração

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Conteúdo Programático

CONHECIMENTOS BÁSICOS (Acesse o Guia de Estudos Completo)

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

3 Domínio da ortografia oficial.

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.

4.2 Emprego de tempos e modos verbais.

5 Domínio da estrutura morfossintática do período.

5.1 Emprego das classes de palavras.

5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.

5.4 Emprego dos sinais de pontuação.

5.5 Concordância verbal e nominal.

5.6 Regência verbal e nominal.

5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.

5.8 Colocação dos pronomes átonos.

6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.

6.1 Significação das palavras.

6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.

6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.

6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL

1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.

 

LEGISLAÇÃO

1 Lei Orgânica do Distrito Federal.

1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal.

1.2 Organização do Distrito Federal.

1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal.

2 Lei Complementar Distrital nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais).

3 Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo).

4 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI).

5 Lei Complementar nº 395/2001 e suas alterações (organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal).

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Acesse o Guia de Estudos Completo)

ADMINISTRAÇÃO GERAL

1 Evolução da administração.

1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).

2 Processo administrativo.

2.1 Funções de administração.

2.1.1 Planejamento, organização, direção e controle.

2.2 Processo de planejamento.

2.2.1 Planejamento estratégico.

2.2.1.1 Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H.

2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas.

2.2.3 Redes e alianças.

2.2.4 Planejamento tático.

2.2.5 Planejamento operacional.

2.2.6 Administração por objetivos.

2.2.7 Balanced scorecard.

2.2.8 Processo decisório.

2.3 Organização.

2.3.1 Estrutura organizacional.

2.3.2 Tipos de departamentalização.

2.3.2.1 Características, vantagens e desvantagens de cada tipo.

2.3.3 Organização informal.

2.3.4 Cultura organizacional.

2.4 Direção.

2.4.1 Motivação e liderança.

2.4.2 Comunicação.

2.4.3 Descentralização e delegação.

2.5 Controle.

2.5.1 Características.

2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens.

2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional.

3 Gestão de pessoas.

3.1 Equilíbrio organizacional.

3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.

3.3 Recrutamento e seleção de pessoas.

3.3.1 Objetivos e características.

3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens.

3.3.3 Principais técnicas de seleção de pessoas.

3.3.3.1 Características, vantagens e desvantagens.

3.4 Análise e descrição de cargos.

3.5 Capacitação de pessoas.

3.6 Gestão de desempenho.

3.7 Gestão por competências.

4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.

4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade.

4.2 Ferramentas de gestão da qualidade.

5 Gestão de projetos.

5.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos.

5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos.

5.3 Projetos e suas etapas.

6 Gestão de processos.

6.1 Conceitos da abordagem por processos.

6.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

6.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.

6.4 BPM.

7 Administração Financeira.

7.1 Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis.

7.2 Princípios gerais de alavancagem operacional e financeira.

7.3 Planejamento financeiro de curto e longo prazo.

7.4 Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras.

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.

2 Administração Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador.

3 Processos participativos de gestão pública.

3.1 Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.

4 Governo eletrônico; transparência da administração pública; controle social e cidadania; accountability.

5 Gestão por resultados na produção de serviços públicos.

6 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.

7 Administração de pessoal.

8 Administração de compras e materiais.

8.1 Processos de compras governamentais e gerenciamento de materiais e estoques.

9 Governabilidade e governança; intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).

10 Mudanças institucionais.

10.1 Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.

11 Processo de formulação e desenvolvimento de políticas.

11.1 Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas.

12 As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.

13 Planejamento e avaliação nas políticas públicas.

13.1 Conceitos básicos de planejamento.

13.2 Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.

13.3 Formulação de programas e projetos.

13.4 Avaliação de programas e projetos.

13.5 Tipos de avaliação.

13.6 Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.

14 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação).

16 Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência).

 

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO

1 Orçamento público.

1.1 Conceito

1.2 Técnicas orçamentárias.

1.3 Princípios orçamentários.

1.4 Ciclo orçamentário.

1.5 Processo orçamentário.

2 O orçamento público no Brasil.

2.1 Sistema de planejamento e de orçamento federal.

2.2 Plano plurianual.

2.3 Diretrizes orçamentárias.

2.4 Orçamento anual.

2.5 Sistema e processo de orçamentação.

2.6 Classificações orçamentárias.

2.7 Estrutura programática.

2.8 Créditos ordinários e adicionais.

3 Programação e execução orçamentária e financeira.

3.1 Descentralização orçamentária e financeira.

3.2 Acompanhamento da execução.

3.3 Sistemas de informações.

3.4 Alterações orçamentárias.

4 Receita pública.

4.1 Conceito e classificações.

4.2 Estágios.

4.3 Fontes.

4.4 Dívida ativa.

5 Despesa pública.

5.1 Conceito e classificações.

5.2 Estágios.

5.3 Restos a pagar.

5.4 Despesas de exercícios anteriores.

5.5 Dívida flutuante e fundada.

5.6 Suprimento de fundos.

6 Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações (Lei de Responsabilidade Fiscal).

7 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações.

 

LEGISLAÇÃO

1 Lei Distrital nº 4.990/2012 (regula o acesso a informações no Distrito Federal).

2 Lei nº 8.666/1993 (institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências).

3 Lei nº 10.520/2002 (institui a modalidade de licitação denominada pregão).

4 Decreto Distrital nº 39.103/2018 (regulamenta, no âmbito do Distrito Federal, o Sistema de Registro de Preços e dá outras providências).

Um dos primeiros passos para iniciar uma rotina de estudos eficaz é organizar as disciplinas cobradas nas provas.

A fim de facilitar esse processo, preparamos um passo a passo de como criar um edital verticalizado para o concurso PG DF 2021, personalizado para a sua realidade.

Gostou da ideia? Então leia o artigo completo com essa e outras informações!

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