1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Emprego das classes de palavras.
5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
5.5 Concordância verbal e nominal.
5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras.
6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.
1 Lei Orgânica do Distrito Federal.
1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal.
1.2 Organização do Distrito Federal.
1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal.
2 Lei Complementar Distrital nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais).
3 Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo).
4 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI).
5 Lei Complementar nº 395/2001 e suas alterações (organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal).
1 Evolução da administração.
1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
2 Processo administrativo.
2.1 Funções de administração.
2.1.1 Planejamento, organização, direção e controle.
2.2 Processo de planejamento.
2.2.1 Planejamento estratégico.
2.2.1.1 Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H.
2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas.
2.2.3 Redes e alianças.
2.2.4 Planejamento tático.
2.2.5 Planejamento operacional.
2.2.6 Administração por objetivos.
2.2.7 Balanced scorecard.
2.2.8 Processo decisório.
2.3 Organização.
2.3.1 Estrutura organizacional.
2.3.2 Tipos de departamentalização.
2.3.2.1 Características, vantagens e desvantagens de cada tipo.
2.3.3 Organização informal.
2.3.4 Cultura organizacional.
2.4 Direção.
2.4.1 Motivação e liderança.
2.4.2 Comunicação.
2.4.3 Descentralização e delegação.
2.5 Controle.
2.5.1 Características.
2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens.
2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional.
3 Gestão de pessoas.
3.1 Equilíbrio organizacional.
3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
3.3 Recrutamento e seleção de pessoas.
3.3.1 Objetivos e características.
3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens.
3.3.3 Principais técnicas de seleção de pessoas.
3.3.3.1 Características, vantagens e desvantagens.
3.4 Análise e descrição de cargos.
3.5 Capacitação de pessoas.
3.6 Gestão de desempenho.
3.7 Gestão por competências.
4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.
4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade.
4.2 Ferramentas de gestão da qualidade.
5 Gestão de projetos.
5.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos.
5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos.
5.3 Projetos e suas etapas.
6 Gestão de processos.
6.1 Conceitos da abordagem por processos.
6.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
6.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
6.4 BPM.
7 Administração Financeira.
7.1 Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis.
7.2 Princípios gerais de alavancagem operacional e financeira.
7.3 Planejamento financeiro de curto e longo prazo.
7.4 Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras.
1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.
2 Administração Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador.
3 Processos participativos de gestão pública.
3.1 Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
4 Governo eletrônico; transparência da administração pública; controle social e cidadania; accountability.
5 Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
6 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
7 Administração de pessoal.
8 Administração de compras e materiais.
8.1 Processos de compras governamentais e gerenciamento de materiais e estoques.
9 Governabilidade e governança; intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
10 Mudanças institucionais.
10.1 Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
11 Processo de formulação e desenvolvimento de políticas.
11.1 Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas.
12 As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
13 Planejamento e avaliação nas políticas públicas.
13.1 Conceitos básicos de planejamento.
13.2 Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
13.3 Formulação de programas e projetos.
13.4 Avaliação de programas e projetos.
13.5 Tipos de avaliação.
13.6 Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
14 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação).
16 Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência).
1 Orçamento público.
1.1 Conceito
1.2 Técnicas orçamentárias.
1.3 Princípios orçamentários.
1.4 Ciclo orçamentário.
1.5 Processo orçamentário.
2 O orçamento público no Brasil.
2.1 Sistema de planejamento e de orçamento federal.
2.2 Plano plurianual.
2.3 Diretrizes orçamentárias.
2.4 Orçamento anual.
2.5 Sistema e processo de orçamentação.
2.6 Classificações orçamentárias.
2.7 Estrutura programática.
2.8 Créditos ordinários e adicionais.
3 Programação e execução orçamentária e financeira.
3.1 Descentralização orçamentária e financeira.
3.2 Acompanhamento da execução.
3.3 Sistemas de informações.
3.4 Alterações orçamentárias.
4 Receita pública.
4.1 Conceito e classificações.
4.2 Estágios.
4.3 Fontes.
4.4 Dívida ativa.
5 Despesa pública.
5.1 Conceito e classificações.
5.2 Estágios.
5.3 Restos a pagar.
5.4 Despesas de exercícios anteriores.
5.5 Dívida flutuante e fundada.
5.6 Suprimento de fundos.
6 Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações (Lei de Responsabilidade Fiscal).
7 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações.
1 Lei Distrital nº 4.990/2012 (regula o acesso a informações no Distrito Federal).
2 Lei nº 8.666/1993 (institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências).
3 Lei nº 10.520/2002 (institui a modalidade de licitação denominada pregão).
4 Decreto Distrital nº 39.103/2018 (regulamenta, no âmbito do Distrito Federal, o Sistema de Registro de Preços e dá outras providências).
Um dos primeiros passos para iniciar uma rotina de estudos eficaz é organizar as disciplinas cobradas nas provas.
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