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Guias para o concurso
Criado em 17/02/2022

FUB / 2022 Técnico   - Assuntos Educacionais

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Conteúdo Programático

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

3 Domínio da ortografia oficial.

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.

4.2 Emprego de tempos e modos verbais.

5 Domínio da estrutura morfossintática do período.

5.1 Emprego das classes de palavras.

5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.

5.4 Emprego dos sinais de pontuação.

5.5 Concordância verbal e nominal.

5.6 Regência verbal e nominal.

5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.

5.8 Colocação dos pronomes átonos.

6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.

6.1 Significação das palavras.

6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.

6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.

6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

7 Correspondência oficial, conforme Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (disponível em http://www.unb.br/images/normaspadronizacaoversaofinal.pdf?menu=475).

 

LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1 Ética e função pública.

2 Ética no setor público.

2.1 Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal).

3 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União).

4 Lei nº 8.429/1992.

4.1 Disposições gerais.

4.2 Atos de improbidade administrativa.

5 Lei nº 9.784/1999 (processo administrativo).

6 Lei nº 8.666/1993 e Lei nº 14.133/2021 (licitações e contratos); Lei nº 10.520/2002 (pregão).

7 Lei nº 11.091/2005 (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação).

8 Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília (disponível em https://www.unb.br/images/Noticias/2021/Documentos/regimento_interno_UnB_web2b.pdf).

9 Instrução Normativa nº 65/2020 do Ministério da Economia (Programa de Gestão).

10 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — LGPD (Lei nº 13.709/2018).

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

1 Constituição.

1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais.

2 Direitos e garantias fundamentais.

3 Administração pública.

3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1 Conhecimentos básicos de sistemas operacionais para computadores (Windows e Linux); manipulação de arquivos e pastas; tipos de arquivos e suas extensões; procedimentos de backup; Windows Explorer; Microsoft Word 2010 em português (conhecimentos básicos; edição e formatação de textos); Microsoft Excel 2010 em português (conhecimentos básicos; criação de planilhas e gráficos; uso de fórmulas e funções; configurar página; impressão; formatação; obtenção de dados externos).

2 Navegadores web (Internet Explorer, Firefox e Chrome; mecanismos de busca avançada no Google).

 

ATUALIDADES

1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TÉCNICO EDUCACIONAL

1 Bases legais da educação nacional: Constituição Federal de 1988, LDB (Lei nº 9.394/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais.

2 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico.

3 As relações entre educação e treinamento de recursos humanos.

3.1 Treinamento, educação e desenvolvimento: fundamentos, papéis e funções dos profissionais de T&D.

3.2 Tipos e modalidades de educação e treinamento.

3.2.1 Educação à distância.

3.3 A pedagogia e a andragogia.

3.4 Gestão do conhecimento.

4 Aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento. Metodologia de ensino. Métodos e técnicas, princípios didáticos, planejamento e supervisão de ensino, linguagem didática e recursos didáticos, avaliação de ensino ― conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático, avaliação de aprendizagem.

5 Liderança e relações humanas no trabalho.

5.1 Tipos de liderança, mecanismos de participação.

5.2 Normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal.

6 Planejamento participativo.

6.1 Concepção, construção, acompanhamento e avaliação.

7 A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.

7.1 Constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais.

8 O currículo e a construção do conhecimento.

9 Aprendizagem organizacional.

10 Universidades corporativas.

11 Avaliação dos cursos de graduação.

12 Avaliação institucional.

13 Avaliação do Ensino Superior.

14 Estatística aplicada a avaliação institucional, dos cursos de graduação e pós-graduação e da qualidade do Ensino Superior.

Um dos primeiros passos para iniciar uma rotina de estudos eficaz é organizar as disciplinas cobradas nas provas.

A fim de facilitar esse processo, preparamos um passo a passo de como criar um edital verticalizado para o concurso FUB 2022, personalizado para a sua realidade.

Gostou da ideia? Então leia o artigo completo com essa e outras informações!

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