1 LÍNGUA PORTUGUESA
1.1 TEXTO: Interpretação de textos literários ou não literários. 1.2 GRAMÁTICA: Fonética: sílaba; separação silábica; encontros vocálicos; encontros consonantais; tonicidade; acentuação gráfica; ortografia. Morfologia: processos de formação de palavras; Classes de palavras: substantivo (classificação e flexão); adjetivo (classificação, flexão e locução adjetiva); advérbio (classificação e locução adverbial); conjunções (coordenativas e subordinativas); verbo: flexão verbal (número, pessoa, modo, tempo, voz), classificação (regulares, irregulares, defectivos, abundantes, auxiliares e principais) e conjugação dos tempos simples; pronome (classificação e emprego). Pontuação. Sintaxe: Períodos Simples e Composto (termos essenciais, integrantes e acessórios; coordenação e subordinação; orações reduzidas); Concordâncias verbal e nominal; Regências verbal e nominal; Crase e Colocação Pronominal. Tipos de discurso. Estilística: Figuras de linguagem (metáfora, metonímia, hipérbole, prosopopéia, eufemismo e antítese).
2.1 ADMINISTRAÇÃO – SAD
2.1.1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
2.1.1.1 A Abordagem Clássica da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica da Administração. 2.1.1.2 A Abordagem Humanística da Administração. Teorias Transitivas da Administração. Teorias das Relações Humanas. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. 2.1.1.3 A Abordagem Neoclássica da Administração. Teoria Neoclássica da Administração. Decorrência da Abordagem Neoclássica. Processo Administrativo. Tipos de Organização. Departamentalização. Administração por Objetivos (APO). 2.1.1.4 Abordagem Estruturalista da Administração. Modelo Burocrático de Organização. Teoria Estruturalista da Administração. 2.1.1.5 A Abordagem Comportamental da Administração. Teoria Comportamental da Administração. Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). 2.1.1.6 A Abordagem Sistêmica da Administração. Informática e Administração. Teoria Matemática da Administração. Teoria de Sistemas. 2.1.1.7 A Abordagem Contingencial da Administração. Teoria da Contingência. 2.1.1.8 Novas Abordagens da Administração - A Era da Informação. Mudanças e incertezas. Melhoria contínua. Qualidade total. Reengenharia. Benchmarking. Estratégia Organizacional.
2.1.2 CONTABILIDADE GERAL
2.1.2.1 Patrimônio: bens, direitos e obrigações. Aspectos qualitativo e quantitativo. Representação gráfica. Situação líquida. Equação básica. Patrimônio líquido. Formação do Patrimônio e suas variações. 2.1.2.2 Contas: classificação, noções de débito e crédito. 2.1.2.3 Atos e Fatos Administrativos. 2.1.2.4 Escrituração: livros, métodos de escrituração, lançamentos. 2.1.2.5 Razonete e Balancete. 2.1.2.6 Plano de Contas. 2.1.2.7 Depreciação e Amortização. 2.1.2.8 Princípio da Competência: introdução, ajustes em contas de despesas e de receitas, regimes contábeis. 2.1.2.9 Demonstrações Financeiras.
2.1.3 CONTABILIDADE PÚBLICA
2.1.3.1 Orçamento público: conceito, princípios, tipos de orçamento, da elaboração à aprovação do orçamento, créditos orçamentários e adicionais. 2.1.3.2 Receita: categorias econômicas, fontes de recurso, vinculação da receita ao orçamento, estágios, dívida ativa. 2.1.3.3 Despesa: categorias, estágios, suprimento de fundos, restos a pagar, despesa de exercício anterior, receitas x despesas no orçamento público. 2.1.3.4 Programação da Execução Financeira: Execução Financeira, SIAFI, Conta única. 2.1.3.5 Licitação: conceituação, modalidades, dispensa, dispensabilidade, inexigibilidade, tipos, regimes ou forma de execução, pregão. 2.1.3.6 Tomadas e Prestações de Contas. 2.1.3.7 Controle Interno. 2.1.3.8 Controle Externo.
2.1.4 NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
2.1.4.1 Dos Princípios Fundamentais. 2.1.4.2 Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Dos Direitos Sociais. Da Nacionalidade. Dos Direitos Políticos. Dos Partidos Políticos.2.1.4.3 Da Administração Pública: disposições gerais. Dos Servidores Públicos. Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 2.1.4.4 Da Intervenção. 2.1.4.5 Do Conselho de Defesa Nacional. 2.1.4.6 Do Estado de Defesa e do Estado de Sítio. 2.1.4.7 Das Forças Armadas. 2.1.4.8 Da Segurança Pública. 2.1.4.9 Do Processo Legislativo.
2.1.5 NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
2.1.5.1 Regime Jurídico Administrativo: Princípios da Administração Pública, Poderes da Administração. 2.1.5.2 Atos Administrativos. 2.1.5.3 Contratos Administrativos. 2.1.5.4 Processo Administrativo. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999: disposições gerais, dos direitos dos administrados, dos deveres dos administrados, do início do processo, dos interessados, da competência, dos impedimentos e da suspeição, da motivação, da desistência e outros casos de extinção do processo, da anulação, revogação e convalidação, das disposições finais. 2.1.5.5 Controle da Administração Pública. 2.1.5.6 Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.
Um dos primeiros passos para iniciar uma rotina de estudos eficaz é organizar as disciplinas cobradas nas provas.
A fim de facilitar esse processo, preparamos um passo a passo de como criar um edital verticalizado para o concurso EEAR 2023, personalizado para a sua realidade.
Gostou da ideia? Então leia o artigo completo com essa e outras informações!