1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
1º lugar - CREMEPE (cota pardo) - Assistente Técnico I
2º lugar - UFRPE (cota pardo) - Auditor
2º lugar - Sefaz-PE (AC) - Analista de Apoio Administrativo
29º lugar - Sefaz-PE (AC) - Assistente de Apoio Administrativo
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. A partir do 3º período da faculdade busquei ingressar em um estágio na área privada, todavia, não obtive êxito. Então comecei a estudar para provas visando obter um estágio na área pública. Ao mudar o foco, consegui ser aprovado em algumas seleções (TJ-PE, TCE-PE, TRT-6º Região e AGU). Diante disso, o início da minha trajetória no mundo dos concursos públicos foi apenas um desenvolvimento dos estudos para a obtenção de um estágio.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
O trabalho para colocar meu nome no diário começou no dia 04 de janeiro de 2021. Quanto à questão do tempo, na maior parte do ano de 2021 cronometrei através de um aplicativo de celular, obtendo um total de 620h 25m. Vale ressaltar que não registrei janeiro e reduzi drasticamente o ritmo de estudos ao entrar em exercício no CREMEPE (13 de setembro de 2021). Acredito que no momento de maior desempenho, variei entre 4 a 5 horas líquidas por dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
FUNDAMENTAL! No início o foco maior foi na parte teórica, através da leitura de PDFs. Mas, ao longo do tempo, houve uma transição natural da carga horária para a resolução de questões.
Penso que o estudo por questões é a melhor forma de enraizar o conhecimento, além de mostrar a forma que a banca costuma cobrar os conteúdos. Sendo assim, a reta final da minha preparação para o concurso de analista da Sefaz-PE se resumiu à resolução de questões do guia de estudos do TEC. Resultado: 2º lugar. (Obrigado, Tec! S2 rsrs)
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A trajetória é árdua, diversos são os obstáculos. Todavia, uma boa rotina supera todos esses desafios. Apenas busque ser uma melhor versão de si mesmo e papai do céu cuida do resto!