Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Welvis Costa, 484ª (AC) - Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (RF - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Welvis Costa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Analista em Gestão Educacional - SEE PE (76º AC);
  • Analista Tributário - Receita Federal (484º AC).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pernambuco. Comecei a trabalhar no setor privado em 2018 e assim segui até 2022. Durante esse período, algumas coisas foram me desanimando e me desmotivando. Coisas como falta de reconhecimento, falta de meritocracia, pressão exacerbada e o risco constante de ser demitido me fizeram perceber que ali não era meu lugar. Sempre almejei conquistar as coisas pelo meu esforço e dedicação, mas no setor privado isso muitas vezes não é suficiente. A cobrança por sempre precisar render mais, entregar mais e produzir mais, associada à falta de reconhecimento e valorização faz com que tenhamos cada vez mais doenças relacionadas ao trabalho.

Assim sendo, comecei o estudo para concursos em 2022, quando vi a notícia sobre a autorização para os concursos da RFB e do INSS. Coloquei como objetivo o concurso da RFB. Contudo, durante o percurso, fiz alguns concursos como preparação. O primeiro deles foi o da SEE-PE, que fiz quando tinha 3 meses de estudo. Depois fiz o concurso do INSS, o qual me ajudou muito no concurso da RFB, ainda mais porque a discursiva na prova da RFB tinha relação com direito previdenciário. Em dezembro de 2022, ao sair o edital do concurso da RFB, tomei a decisão de pedir demissão do meu emprego à época para me dedicar exclusivamente para o concurso da RFB. Foi uma decisão arriscada, mas que no final valeu a pena. Com 9 meses de preparação, consegui ficar no cadastro de reserva de ATRFB. Depois da prova da RFB fiz outros concursos e fiquei no cadastro de reserva em alguns. Em março de 2024 veio minha primeira nomeação, que foi na SEE PE. Agora em 2025 veio a nomeação para a RFB.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar para concursos em julho de 2022. No início eu não contabilizava minhas horas de estudo e nem quantidade/desempenho em questões, mas nos primeiros 6 meses estudava em torno de 3h por dia de domingo a sexta. Em dezembro de 2022, quando saiu o edital da RFB, pedi demissão do meu emprego e me dediquei os 3 meses de pós-edital exclusivamente para a prova, estudando em torno de 5 a 6 horas por dia, com exceção do sábado que tinha uma redução para 3 horas de estudo.

Depois da prova da RFB voltei a trabalhar e daí diminui a carga de estudos, mas ainda continuei estudando. Comecei a estudar visando o concurso de AFT no segundo semestre de 2023, estudando em média 2:30h por dia, 6 dias na semana. Após o CNU, fiquei alguns meses sem estudar. Voltei no início de 2025, inicialmente visando concursos para Auditor, mas em um ritmo muito inferior ao que já tive anteriormente.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Inicialmente, como eu comecei literalmente do zero em muitas disciplinas (todas de Direito e legislação, contabilidade, TI, entre outras), só utilizava as questões que vinham no material em PDF. Contudo, à medida que eu avançava nos conteúdos, fui migrando para resolução de questões no TEC. Hoje, em algumas disciplinas, mais de 90% do tempo de estudo é via questões no TEC.

Creio que a resolução massiva de questões é a forma mais eficiente de se preparar para concursos de alto nível, como os da área fiscal e de controle.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
O recado que eu posso deixar para os colegas concurseiros é que não desistam dos seus sonhos, persistam nele, pois o resultado vem. Vale a pena todo esforço na preparação para concursos. É importante ter constância e, mais do que quantidade, ter qualidade no estudo. Confiem no processo, mas não deixem de aproveitar a vida, pois ela não para enquanto estudamos, ela continua e precisamos saber conciliar concurso com a vida pessoal.