Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Vinícius Usuki, 1028ª (AC) - Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Vinícius Usuki? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Agente Administrativo da Prefeitura de Registro/SP 2018 (79º lugar);
  • Escrevente Técnico Judiciário do TJSP Capital (1028º lugar);


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Administração (2022).

Decidi estudar para concursos por influência familiar, afinal o meu pai é Escrevente Técnico Judiciário do TJSP também, mas na comarca de Registro/SP. O primeiro concurso que eu prestei foi o TJSP em 2018, tudo aconteceu por influência dele, apesar que o cenário era propício para que eu me tornasse servidor público, uma vez que na região em que eu morava anteriormente não existiam oportunidades no setor privado, e se existiam, as remunerações eram péssimas.

Desta forma, o único caminho que eu visualizava para ter um bom emprego era por meio de concursos, foi o que eu fiz, enquanto estudava para concursos tive a oportunidade de estagiar na Prefeitura de Registro/SP e depois na SABESP. Findando o contrato na SABESP o concurso que eu havia prestado para a Prefeitura me nomeou.

Fui servidor público municipal por cerca de dois anos e meio, oportunidade em que eu aprendi muito, mas sabia que poderia chegar em um outro patamar, usei o ambiente de trabalho e a baixa perspectiva de remuneração do executivo municipal como combustível para estudar. 

Já havia reprovado duas vezes no TJSP, em 2018 e em 2021. Eu não poderia perder mais uma oportunidade, em 2023 o edital do TJSP saiu e pegou todo mundo de surpresa, portanto naquele ano, sabendo disso eu consegui tirar férias no mês do concurso para me dedicar integralmente à prova. Pois bem, hoje sou Escrevente do TJSP, sinto que cumpri um dos meus propósitos, claro, ainda estou estudando para outros concursos, esse cargo será utilizado como escada para atingir outros patamares.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar no final de 2017, já tive períodos que apenas estudei, depois tive que conciliar com o estágio/trabalho e faculdade, não foi um período feliz na minha vida, mas fiz o que tinha que ser feito, e no final do dia é isso que importa.

Sempre estudei de 2 a 3 horas por dia, no máximo, nem sempre fui constante, de nunca errar ou estudar todos os dias, mas nunca larguei os estudos.

O importante é sempre estar estudando, nem que seja 1 hora por dia, essa persistência vai te levar a aprovação.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Eu sempre falo para meus amigos ou quem me pergunta que as questões são a parte mais importante da preparação, de nada adianta estudar a matriz inteira de aulas e não resolver questões, afinal no dia da sua prova é isso que você irá encarar. Treinar com questões ajuda a condicionar o cérebro para o dia da prova, evitando a fadiga.

Gosto do TEC concursos pelos comentários dos professores, são uma verdadeira aula, e os comentários dos alunos sempre bizurados e esquematizados ajudam muito, o mais alto nível nas questões eu só encontrei na plataforma do TEC.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não importa quanto tempo passe, se você se entregar ao seu propósito você atingirá seus objetivos, gosto de dizer que a vida é como uma escada, você decide o degrau que irá parar, hoje sou concursado do TJSP, mas sei que posso mais, não irei parar de estudar tão cedo. Aos amigos que estão na luta, desejo forças, pois sei que a caminhada não é fácil.